Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Não deu em nada as gravações de parlamentares - Buscando Abrigo - Mais mordomias - Relações econômicas


Não deu em nada  as gravações de parlamentares - Buscando Abrigo - Mais mordomias - Relações econômicas - Gente de Opinião

Relações econômicas

A antiga imagem do Brasil, projetada pelo Presidente JK era a de uma nação feliz, com Carnaval, mulatas, o melhor futebol do mundo e índios vivendo em florestas intocadas. Hoje, a imagem é deprimente: cidades infelizes, tomadas pela violência, índios massacrados e florestas destruídas.

Em maio, as viagens do presidente Jair Bolsonaro novamente aos EUA, do vice-presidente Hamilton Mourão e da ministra Tereza Cristina, da Agricultura, ambos à China, caso sejam bem aproveitadas, poderão sinalizar para dias menos sombrios ou, frustradas, cristalizar essas más impressões aos olhos do mundo.

Bolsonaro aproveitou só parcialmente as viagens já feitas, concentrando-se na agenda oficial, mas em 14 de maio receberá o prêmio de Pessoa do Ano da Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York. Poderá desfazer a imagem negativa sobre a destruição da Amazônia, a derrota para o crime organizado e leniência com milícias.

As viagens de Mourão e da ministra terão propósitos técnicos, tendo como alvo a melhoria das relações econômicas entre os dois países, mas podem conjurar declarações infelizes causadas pela nova política externa do governo. Não basta atribuir a má imagem a inimigos. Estes não a criam só se aproveitam dela. Será preciso combatê-la com fatos irretorquíveis.

..............................................

Deu em nada

Não deu em nada até agora as especuladas gravações de parlamentares buscando acordos financeiros com esferas governamentais numa clara chantagem contra a admistração estadual, visando negociatas. O CPA não cedeu às pressões. O efeito prático das fitas propineiras é que a Casa de Leis deve se retrair na votação do impeachment com receio de piorar a imagem do Legislativo

Mais ministérios

A gula das bancadas no Congresso para acertar a aprovação da reforma partidária passa, como se sabe, pela liberação de emendas parlamentares no valor de R$ 40 milhões, da distribuição de cargos do segundo escalão na esfera federal e de cargos federais nos estados. Com apetite aguçado, os partidos já querem para si também a criação de novos ministérios. Haja toma lá, dá cá!

Mais mordomias

Pegou mal e atinge a imagem de sobriedade do STF a licitação por pregão eletrônico para o fornecimento de refeições institucionais. São R$ 1,134 milhão, conforme o edital, com a aquisição de lagosta, cordeiro e vitela. Com isto, os ministros se assemelham aos condes, viscondes, barões e duques medievais que se refestelavam em banquetes ao custo do suor do laborioso povo do reino.

Tudo para

Com o feriado esta quarta feira, Dia do Trabalhador, tudo acaba parando. Os políticos – de todos os níveis, vereadores, deputados etc - espicham a semana, os servidores públicos viajam e a semana acarreta prejuízos para o comércio pela ausência da clientela. Quem viaja hoje já esta pegando a estrada e com isso aumenta o movimento pelas rodoviárias e aeroportos pelo Brasil afora.

Buscando Abrigo

 Os ex-deputados estaduais e federais e ex-prefeitos rondonienses que ainda não conseguiram abrigos na Assembléia Legislativa e nas prefeituras depois de recentes derrotas, agora têm novas chances de conseguir boquinhas com o inicio da distribuição de cargos federais em Rondônia para o governo federal acertar votos visando à aprovação da reforma da previdência.

...................................................

Via Direta

*** Bem articulado, o deputado Laerte Gomes presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, conseguiu se entender com o sindicato dos servidores e deve lançar um novo plano de aposentadoria incentivada no Legislativo *** Alguns políticos tomaram chá de sumiço depois da derrota para o coronel Marcos Rocha na eleição passada *** Não se vê por ai, nem o tucano, o ex-senador Expedito Junior, tampouco o ex-presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho *** Arre!  Uai, Cadê vocês, tchê?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)