Terça-feira, 11 de julho de 2017 - 20h08
Avaliação profunda
Recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que um em cada três presos no Brasil aguarda julgamento. O País já tem a quarta maior população carcerária do mundo, apenas atrás da China e dos Estados Unidos - e com tendência de crescimento, se alguma medida não for tomada com urgência.
Em pronunciamento no Congresso, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) defendeu uma reavaliação profunda do modelo prisional brasileiro, que esta falido e ultrapassado. Ele pediu urgência a Câmara dos Deputados para a votação do projeto da audiência de custódia, de sua autoria, já aprovado no Senado.
Alguma coisa já tem sido feita para melhorar a situação, como as antecipações de audiências e os mutirões da justiça para acelerar os julgamentos. Mas conforme o autor da proposta, tudo pode cair por terra se não houver uma revisão do modelo de encarceramento. Ele cita ainda o fator das drogas que tem aumentado a população carcerária brasileira.
Corte brutal
Com o corte brutal de recursos pela União de R$ 37, 7 bilhões no orçamento para obras do Dnit no País, não será possível esperar muita coisa do governo Michel Temer para este ano. O contingenciamento pode afetar obras nas rodovias 364, 319, dragagem do Rio Madeira, pontes sobre o Rio Madeira na altura do Abunã e a binacional em Guajará Mirim, entre tantas. O governo garante que a 364 e a ponte do Abunã não serão afetadas.
Seca severa
O aumento geométrico de queimadas na região de Porto Velho, mais a abrupta queda das águas do Rio Madeira e o recuo do nível do lençol freático da cidade já sinalizam uma seca severa em 2017 nestas bandas. Somem o calor infernal – descontada algumas friagens de pouca duração nesta época do ano – e as doenças respiratórias causadas pela fumaça e poeira, e o quadro ficará mais pesado ainda para os terráqueos locais.
Baila, dançarino!
O vereador Zequinha Araujo (PMDB), conhecido a uma década em Porto Velho como o “dançarino da impunidade”, foi condenado a mais de dois anos de prisão por peculato. Será um predador a menos para os deputados estaduais nas eleições do ano que vem, já que o veterano edil tinha armado várias associações para se eleger, obtendo votos em troca de favores como consultas médicas baratas e as vezes até de graça.
Pré-campanha
A pré-campanha em busca do Centro Político e Administrativo começa a tomar forma. Durante o final de semana, o senador Acir Gurgacz (PDT) percorreu o cone sul rondoniense, visitando os municípios daquela região, na segunda feira percorreu Ouro Preto e a chamada bacia leiteira. Já, seu adversário Maurão de Carvalho (PMDB) além de correr o estado, comemorou pesquisa do instituto Continental, em Rolim de Moura, lhe atribuindo vantagem sobre Ivo Cassol, candidato daquela cidade.
As evidências
Com o parecer favorável a denuncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer, formulada na segunda feira, pelo deputado federal Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), relator da Comissão de Constituição e Justiça, mais o iminente desembarque do PSDB da base aliada, a situação do mandatário se complicou de vez no Palácio do Planalto. Até o PT busca composição com Rodrigo Maia, o provável sucessor.
Via Direta
*** A pasta de serviços públicos voltou a reclamar dos sujismundos que infestam a cidade de Porto Velho *** Passam as gestões municipais e o comportamento da população quanto à sujeira não muda. È lamentável *** Não existe campanha de conscientização que dê jeito na imundície que paira na capital rondoniense ***Trocando de saco para mala: O PSDB abriu entendimentos para a formação de um chapão em Rondônia e pode indicar o vice.
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad
O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País
O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e