Terça-feira, 19 de setembro de 2017 - 05h01
Decisão polêmica
A limitação das fronteiras para expansão urbana de Porto Velho poderá resultar em sérios problemas para a regularização dos loteamentos as margens da BR 319, terras além da ponte sobre o Rio Madeira, na margem esquerda e até no setor chacareiro que deslanchou e já esta perto das divisas de Candeias do Jamari.
Ocorre que o Ministério Público do Estado ingressou no Tribunal de Justiça de Rondônia com Ação direta de Inconstitucionalidade (ADI) com pedido de medida cautelar para suspender os efeitos da Lei Complementar que amplia a área urbana do município de Porto Velho. Se conseguir, teremos transtornos enormes nos próximos anos.
De um lado o sucesso da iniciativa do MPE pode garantir mais adensamento do núcleo urbano de Porto Velho tão espalhado. Temos bairros a quase 18 quilômetros de distância do centro da cidade, mas de outro vai comprometer a expansão urbana e causar problemas até as metas traçadas pela elaboração do novo Plano Diretor. Arre, que se chegue logo a um acordo.
Eleições 2018
Esta muito longe de se criar um clima eleitoral em Rondônia, ao contrário de outros estados onde a corrida sucessória estadual já está rolando, como no Acre. Aqui ainda vai passar o Natal, Ano Novo e Carnaval para a coisa realmente esquentar. Muitos candidatos ainda estão esperando as pendências com a justiça e as novas regras eleitorais. Ao final, ainda teremos muitos punhais da traição nas convenções dos partidos em julho.
Só matinê
Caro leitor, você percebe os indícios quando a eleição acelera. Pesquisas eleitorais fraudadas, enquetes remuneradas, pau no favorito até suas costelas arderem, muita lama no ventilador, traições políticas, e toda sorte de armações ilimitadas. É quando se constata o lado mais sujo da imprensa, dos institutos de pesquisas, das siglas de aluguel vendendo apoio e outras coisitas más. Mas tudo isto, apenas depois do carnaval. Antes é só matinê!
Tratamento médico
Em pleno tratamento médico e com as manhãs e as tardes zonzo com tantos remédios contra diabetes e outros males, nos próximos dias este colunista se vê obrigado a reduzir seu espaço no Diário. Na tentativa de escapar de uma trombose e das garras do “Tonhão”, vale tudo! Já foram derrubados 15 quilos em 30 dias. No entanto, toda manhã estarei aqui na redação tratando das pautas diárias.
Todos os indícios
Todos os indícios vão apontando uma candidatura ao Senado do governador Confúcio Moura. Seja pela sua movimentação pelo estado, seja pela procura de outra sigla por alguns aliados e parentes, seja pela configuração da situação que lhe obriga a busca de um novo partido, já que o senador Valdir Rauppp não abre mão da sua candidatura ao Senado pelo PMDB.
Os profissionais
Os políticos mais tradicionais, aqueles profissionais do ramo, há mais de trinta anos mamando nas tetas da política considerados candidatos fortes para o pleito de 2018, serão o grande alvo da repulsa do eleitorado no ano que vem. Não querendo voduzar, mas já voduzando, o fantasma de novos “Sobrinhos”, “Dórias” e “Hildons” já estão chegando nas paradas. A renovação dos quadros assusta a classe política.
Via Direta
*** Virou e mexeu, a tendência é o governador Confúcio Moura (PMDB) e o seu desafeto José Hermínio (PDT) ficarem no mesmo palanque na eleição do ano que vem *** Lembra Carlinhos e Cassol, que no passado brigaram que nem gato e cachorro e depois pularam cirandinha juntos *** Trocando de saco para mala: tudo se encaminha para o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) retirar a candidatura ao Senado para apoiar Confúcio.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri