Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Nazif entra na disputae já abre polarização com Sobrinho na capital



Ao final das convenções partidárias, na segunda feira a noite, ficaram definidas sete postulações a prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro. O prefeito Roberto Sobrinho (PT), que toca o seu projeto de reeleição, os deputados federais Mauro Nazif (PSB), Lindomar Garçon (PV), o deputado estadual Alexandre Brito (PTC), o ex-deputado federal Hamilton Casara (PSDB), o ex-vereador David Chiquilito Erse (PC do B) e o professor universitário Adilson Siqueira (PSOL). 

A última convenção partidária na capital foi realizada ao longo da segunda-feira a tarde e prolongou-se até o inicio da noite na Assembléia Legislativa. Até os últimos minutos os socialistas esperavam um acordo com o PSDB de Hamilton Casara, o que acabou não ocorrendo. Com isso, os socialistas acabaram lançando chapa completa, tendo Nazif como vice a professora Francisca Chagas, um nome ainda desconhecido dos meios políticos. Vejam a situação dos candidatos: 

Nazif entra na disputae já abre polarização com Sobrinho na capital - Gente de OpiniãoROBERTO SOBRINHO (PT) – O atual prefeito toca seu projeto de reeleição com uma aliança de meia dúzia de legendas e larga na frente como ampla vantagem e como franco favorito. Poderia ganhar até em primeiro turno se a oposição não se articulasse num Pacto, atraindo para a corrida sucessória o deputado federal Mauro Nazif (PSB) visivelmente escalado de última hora para estragar a festa dos petistas. 

Nazif entra na disputae já abre polarização com Sobrinho na capital - Gente de OpiniãoMAURO NAZIF (PSB) - O deputado federal Mauro Nazif, o mais votado à Câmara Federal na capital, deve ser o nome polarizador com o prefeito Roberto Sobrinho. Ele atrai o eleitorado antipetista (uma fatia enorme na capital) e também o segmento tribal que desaprova a administração do governador Ivo Cassol. Terá um duro embate com Garçon, apoiado pelo governador, para uma vaga no segundo turno. 

Nazif entra na disputae já abre polarização com Sobrinho na capital - Gente de OpiniãoLINDOMAR GARÇON (PV) – O ex-prefeito de Candeias entra na disputa pela prefeitura de Porto Velho com apoio do governador Ivo Cassol e do senador Expedito Júnior. Lidera uma coalizão chapa branca formada por partidos da base aliada do governador. Para chegar na reta final em condições de alçar o segundo turno, vai precisar conquistar os formadores de opinião, que começam a se perfilar com Nazif, um segmento onde o verdinho tem pouca credibilidade - e é decisivo no pleito. 

O Jogo de estratégia

Os outros quatro candidatos restantes entram como coadjuvantes na peleja pelo Palácio Tancredo Neves, embora não sejam descartadas as surpresas que o eleitorado da capital tem proporcionado nos últimos pleitos. Os demais postulantes são, a saber: O deputado estadual Alexandre Brito (PTC) que foi fritado pelo governador Ivo Cassol, o ex-deputado federal Hamilton Casara (PSDB) com poucas chances para alçar o segundo turno, o mesmo ocorrendo com David Chiquilito (PC do B) e Adilson Siqueira (PSOL), de reduzidas expressões políticas. 

O jogo de estratégia em Porto Velho está definido: Mauro Nazif foi atraído a disputa para forçar a realização de segundo turno. Ainda não está bem claro se o nascimento da candidatura do socialista é fruto de uma articulação Cassol/Bianco, ou pelo fato do socialista ter percebido que se trata de uma grande oportunidade para finalmente chegar ao Palácio Tancredo Neves, depois de duas tentativas infrutíferas em 2000 e 2004. 

De qualquer modo, que o prefeito Sobrinho se prepare: vem fogo cerrado e a vontade no horário eleitoral gratuito. Do mesmo jeito que fizeram contra ele (Nazif) na eleição passada, o petista vai receber pancadas da direita cassolistabianquista (com Garçon), da centro-esquerda esquerda (com Nazif) e da extrema esquerda com os vermelhinhos do PC do B e PSOL. 

Fonte: Carlos Sperança - Gentedeopinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Rondônia poderá ampliar sua bancada feminina na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026

Palavrão necessárioA descoberta de uma nova enzima trará ganhos revolucionários na produção de energia verde. O Brasil produziu 43 bilhões de litro

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Lula, petistas e seus puxadinhos estão se esforçando mesmo para levar pau nas eleições 2026

Ciência traz resultados O avanço da ciência destrói crenças baseadas em farsas e fraudes, combate a desinformação e abre caminhos positivos até par

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Se Confúcio Moura (MDB) depender das obras federais em Rondônia para se eleger novamente govenador, num terceiro mandato, estará fritinho da silva

Flores no lodoNo romance Poliana, de Eleanor H. Porter, a sofrida protagonista conta que aprendeu com o pai o “jogo do contente”, que consiste em e

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

O MDB de Rondônia busca a conciliação entre seus blocos para voltar a cresce

Nem mixariaQuem teme que os EUA sob nova direção decidam fazer com a Amazônia o que fizeram com o Golfo do México, rebatizado por decreto para “Golf

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)