Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Nem Raupp, tampouco Cassol ou Confúcio se elegeram com vices de ponteira - Por Carlos Sperança


A perfumaria amazônica
Em maio de 1921, a estilista Coco Chanel testou uma série de alternativas até encontrar o perfume ideal, batizado como Chanel número 5. Desde que Marilyn Monroe declarou que dormia nua após aplicar duas gotas do perfume, a marca passou a ser mais vendida no mundo. Um de seus componentes é o linalol, extraído do pau-rosa amazônico.
A celebração das virtudes da biodiversidade amazônica não é mero ufanismo. A abrangência das possibilidades dos mais diferentes itens fornecidos pela floresta pode ser avaliada em vários campos da indústria.

Na fina arte da perfumaria mundial, por exemplo, a copaíba e o breu-branco apresentam uma demanda crescente, pela ampla variedade de usos na cosmetologia e também para uma série de outros propósitos.

Recentemente, a Natura promoveu uma viagem de jornalistas e palpiteiros (influenciadores) pela Amazônia para que se deslumbrassem com as imensas possibilidades apresentadas pelo manejo sustentável das fontes de insumos para a perfumaria.

O cumaru já é usado em certa medida pela indústria, mas há produtos, caso da priprioca e da pataqueira, que só a Natura emprega. Nestes casos, por conta da coleta feita pelas comunidades e cooperativas.


 
Os presidenciáveis
Já foram 22 possíveis presidenciáveis no inicio desta corrida eleitoral. Aos poucos muitos nomes vão ficando pelo meio do caminho, desistindo da parada como João Dória, Cristovam Buarque, Luciano Hulk, Joaquim Barbosa, Eduardo Paes, ou mesmo o presidente Michel Temer. Lula esta inelegível e Collor com dificuldades para registrar a candidatura. A coisa já esta afunilando.

A insistência
Mesmo sem controle do diretório estadual dos tucanos, necessário para a homologação de uma candidatura, o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes trabalha nas mídias sociais como possível candidato ao governo do estado. Ele tenta viabilizar este projeto diante da indecisão do ex-senador Expedito Junior e da deputada federal Mariana Carvalho em disputar o cargo majoritário.

Um perfil
Vejo os governadoraveis de Rondônia, disputando vices a dentadas e acho que posso tranquilizá-los a respeito de tanta agonia. Nem Raupp, tampouco Cassol ou Confúcio se elegeram com vices de ponteira. O melhor perfil de um vice é de caras leais e eficientes como Orestes Muniz, Miguel de Souza e Canuto. Na impossibilidade de algo assim, evitar vices espetaculosos...

Bicos doces
Por falar em caça aos votos, os políticos com seus bicos doces aproveitam as grandes concentrações de festas agropecuárias para a campanha eleitoral. Os virtuais candidatos a presidência, aos governos dos estados, aos postulantes a Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa se fazem presentes ao calendários de exposições e de rodeios por todo o País .

Nova data
O PT apostava num grande encontro estadual em Ji-Paraná, no sábado, para dar a largada da sua campanha 2018. Infelizmente o presidente Lazinho da Fetagro se viu obrigado a cancelar o fórum petista, que teria lideranças dos movimentos sociais e de partidos alinhados, por causa da paralisação dos caminhoneiros com tantos os bloqueios pelas rodovias rondonienses.

Via Direta
*** A prefeitura de Porto Velho trabalha em várias frentes de planejamento, seja na revisão do plano diretor ou na definição dos rumos para o transporte coletivo, usina de lixo, etc *** Com pendências na justiça eleitoral as ex-deputadas estaduais e ex-prefeitas Milene Mota e Daniela Amorim estão fora do pleito 2018 *** O prefeito de Jaru Junior Gonçalves, mesmo com boa performance na municipalidade, deve voltar à direção do seu Grupo Empresarial depois de cumprir o mandato *** È uma exigência dos familiares.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)