Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

No meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes



Novos municípios

Por falta de regulamentação no Congresso Nacional a criação de novos municípios continua na estaca zero. No caso de Extrema, cuja autonomia foi aprovada em plebiscito, a instalação não aconteceu até hoje. A luta na Ponta do Abunã ser estende há quase três décadas e a expectativa local é de eleger o primeiro prefeito em 2012.

Nas paradas

Mesmo com os impedimentos, Tarilândia, que pertence ao município de Jaru seguirá o mesmo caminho de Extrema, tocando seu processo de emancipação. O primeiro passo é a realização do plebiscito dia 31. No entanto, a instalação deverá ficar igualmente empacada, como ocorre em tantos outros casos no país.

 

No meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes - Gente de Opinião

A macrodrenagem

Para reduzir as alagações em Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho investe maciçamente nas obras de macrodrenagem. Com isso, lembramos das galerias enormes construídas nas avenidas Pinheiro Machado, Rafael Vaz e Silva, Jorge Teixeira, Rio Madeira e tantas outras nas décadas passadas.

Os impedimentos

Como tem ocorrido nos estados do PR, SC e RS, os estados da Amazônia tentam se socorrer com médicos especialistas dos países vizinhos. No entanto, o maior problema para reforçar os postos de saúde nos municípios de fronteira - é a exigência da revalidação dos diplomas em universidades brasileiras.

 
 


 

No meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes - Gente de Opinião

Fim das filiações

Agora todos os prazos de filiações foram encerrados e os partidos se mobilizam para elaborar suas listas de pré-candidatos à vereança tendo em vista as eleições municipais do ano que vem. Novos nomes estão entrando na peleja, como o de Mara Valverde, viúva deputado federal Eduardo Valverde.

No meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes - Gente de Opinião

Mais reforços

Examinando as primeiras listas de filiações, concluo desde já que o partido mais reforçado para a disputa das 21 cadeiras da Câmara Municipal de Porto Velho é o PT, da presidente Dilma. Além de sindicalistas de peso e de vários segmentos, houve o ingresso de uma verdadeira penca de lideranças, entre tantos, dos radialistas Augusto José e Elizeu da Silva.


 

No meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes - Gente de Opinião

Entre os tucanos

Ainda na batalha por uma vaga no legislativo da capital, no meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes. A destacar ainda sobre esta peleja é que muitos ex-deputados estaduais entram na jogada, assim como parentes de parlamentares com do senador Raupp, do deputado Marcos Donadon, etc.


 

As perspectivas

Os produtores de soja de Vilhena e de Cerejeiras e outros municípios do Cone Sul do estado, onde o plantio da leguminosa tem crescido muito na última década, estão entusiasmados com as boas perspectivas de comercialização. Os preços estão subindo e o mercado internacional projeta as melhores perspectivas.

Do Cotidiano

A opção brasileira

Depois que cresceu a exportação de commodities à China e explodiu a importação de sedutoras quinquilharias do modismo tecnológico, a oposição passou a acusar o governo de abandonar a indústria à própria sorte e privilegiar o “primarismo”: a ênfase na exportação de matérias-primas.

Obviamente os governistas responderam que não é nada disso: a indústria continua exportando como antes e a diferença é que as exportações agrícolas aumentaram.

Como a vida não trata de governismo ou oposição, pode-se afirmar que as duas alegações estão corretas. Houve um boom de compras de matérias-primas por parte da China, que levou o país oriental a subir ao topo da nossa parceria comercial, mas o imbróglio cambial derrubou as exportações do segmento industrial, especialmente em setores como o mobiliário e calçadista.

Na verdade, as causas do problema se encontram em uma não-decretada divisão internacional da produção na qual os países ricos se reservaram o papel de exportadores de produtos elaborados e aos países pobres a função de meros exportadores de matérias-primas.

O Brasil terá que escolher em qual time quer jogar: seguirá no “primarismo”, que apressa o esgotamento dos nossos recursos naturais, especialmente no tocante aos minérios, ou ingressará no clube dos exportadores de produtos elaborados, com maior valor agregado que as commodities?

O caso do café deixa essa incógnita ainda mais explícita. O Brasil conseguiu números surpreendentes nas exportações de café verde: entre agosto de 2010 e deste ano, foram vendidas 31,5 milhões de sacas. No entanto, as exportações de café torrado e moído patinam e recuam.

Até agosto, as indústrias venderam 22% menos em relação a 2010. O que fez a receita aumentar foi o avanço dos preços internacionais. Enquanto isso, também neste segmento as importações crescem em ritmo acelerado. Até agosto deste ano, as compras externas de café torrado aumentaram em 56% em relação a 2010.

O caso do café mostra com clareza o conjunto da situação: as exportações das matérias-primas disparam, as importações de produtos da moderna tecnologia aumentam e despenca a exportação de produtos elaborados, ou seja, preparados pela nossa indústria e que incorporam valor agregado, fazendo a matéria-prima render mais na venda e gerar mais empregos.



 

No meio tucano ressurge o ex-prefeito de Porto Velho José Guedes - Gente de OpiniãoVia Direta

*** As eleições do Sintero estão pegando fogo e o jogo é bruto na entidade que congrega os professores *** Por falar em confusão, por apego ao cargo o reitor da Unir Januário Amaral resiste a todas as intempéries *** Osso duro: agora só falta ele apanhar dos acadêmicos...
 

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

O PSDB está impondo uma condição difícil para o PSD ou o MDB

Aposta no etnoturismoA Amazônia, considerada em seu conjunto, é uma construção ainda longe de se completar. A ampla floresta segue com espécies ani

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

As facções estão armadas até os dentes, dominaram os grandes conjuntos habitacionais

Entregar ao céuPrimeiro atentado terrorista apoiado pela Inteligência Artificial, depois de vários usos positivos, na medicina, agricultura e na ci

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)