Quarta-feira, 20 de junho de 2018 - 21h17
Preciosas lições
O “poste” não tem mais vergonha de carregar a luz. A longevidade de Vladimir Putin na Rússia e agora a eleição de Iván Duque, apoiado por Álvaro Uribe, transformaram em vantagem a antes depreciativa crítica a candidatos apoiados paternalmente por ex-governantes.
O sonho de vários candidatos à Presidência do Brasil é ter o apoio de Lula, que os pobres associam a tempos de economia em franca expansão e ao super ciclo das commodities. Outros candidatos, mesmo sem o apoio de Lula, ambicionam seu perfil conciliador, dizendo-se “sociais-liberais” ou “conservadores nos costumes e liberais na economia”, óbvias contradições.
O Brasil divide com vizinhos destino da Amazônia. Para proteger os povos, garantir a segurança, a sustentabilidade e a manutenção da democracia, tudo o que acontecer em cada nação se refletirá nas demais.
A calma eleição na Colômbia, com a pacificação e a trégua da guerrilha, ensinam boas lições: é melhor assim, sem violência e insultos; outra sem a paz na Colômbia e a inclusão dos ex-guerrilheiros, eles serão empurrados para a fronteira, unindo-se a criminosos sem pátria.
Para o bem geral é hora de refletir sobre a necessidade vital de afirmar a democracia, combater desigualdades e privilegiar a inclusão.
Um Frentão
Esta se formando um Frentão para a disputa das cadeiras à Câmara dos Deputados que vai desde os deputados Expedito Neto (PSD) e Mariana Carvalho (PSDB), ao ex-prefeito de Vilhena Melki Donadon (PDT), ao ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif (PSB), vereadora Silvia Cristina de Ji-Paraná (PDT), entre tantos outros nomes. É uma aliança poderosa.
Em andamento
A montagem desta citada coalizão é para a disputa a Câmara dos Deputados está em andamento, existem idas e vindas na mesa das negociações e a coisa só deve ser fechada mais perto das convenções, no mês de julho. De outro lado, o MDB que já tem os deputados Marinha Raupp e Lucio Mosquini busca alianças para se reforçar e para tanto conversa com outras agremiações aliadas.
As puro sangue
Enquanto os partidos de destaque se socorrem com grandes coalizões para a eleição da Câmara dos Deputados, repletas de medalhões e afastando com isto candidatos de menos potencial de votos, já para a Assembléia Legislativa as legendas melhor aquinhoadas pelo fundo partidário optam pelas composições próprias, sem a necessidade de coligações.
A cirandinha
Nesta altura do campeonato já de percebe que os pré-candidatos ao senado Confúcio Moura (MDB) e Aluizio Vidal (Rede) estão pulando cirandinha. É uma dupla que se completa no primeiro e segundo voto na capital. Se Confúcio retribuir este apoio no Vale do Jamari, Vidal vai se tornar o cara no pleito de outubro, porque em Porto Velho já tem a ponteira.
Cenário indefinido
Mas continuam algumas indefinições para a disputa das duas cadeiras ao senado em Rondônia. A primeira delas é com relação a candidatura de Expedito Junior (PSDB), também cotado para a disputa do governo do estado. A segunda indefinição é quanto ao deputado federal Marcos Rogério (Democratas) que torce para Jesualdo Pires (PSB) disputar o governo e então ele assumir uma candidatura ao Senado.
Via Direta
*** O prefeito interino e os vereadores de Vilhena arrumaram para a cabeça caçando encrenca com a ex-prefeita Rosani Donadon (MDB) *** Só assim a população ficou sabendo de uma reforma milionária naquela Casa de Leis no valor de R$ 3 milhões e de uma nova verba indenizatória para os edis *** E tem o aluguel de um hotel de compadres que ainda que não esta explicado.*** Trocando de saco para mala: O historiador Anízio Gorayeb desistiu de disputar cadeira a deputado pelo PSB.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri