Quinta-feira, 12 de maio de 2016 - 00h04
O alerta da Pastoral
Conforme as estatísticas oficiais dos assassinatos por conflitos no campo no ano passado, a grande maioria aconteceu na Amazônia. E neste contexto, conforme aponta recente relatório da Pastoral da Terra, o estado de Rondônia lidera o ranking deste banho de sangue com 20 casos Segue em segundo lugar o Pará com 19 mortes, o Maranhão com 6, e os estados do Amazonas e Mato Grosso com apenas 1caso.
A Comissão Executiva da Pastoral da Terra-CPT acaba de lançar o livro “Amazônia, um bioma mergulhado em conflitos-Relatório Denuncia” tratando do assunto.
Segundo os dirigentes da Pastoral da Terra, os conflitos na Amazônia apresentam casos emblemáticos enfrentados pelas comunidades. O livro é um alerta sobre a situação e visa sensibilizar as autoridades e a própria sociedade sobre este drama humano.
É imperativo que a reforma agrária avance e que o programa Terra Legal seja mais eficiente na regularização das terras na Amazônia para frear este banho de sangue.
Os entendimentos
O PDT abriu entendimentos desde o inicio de semana para candidatura própria a prefeitura de Porto Velho e formação de alianças. No caso de projeção de candidatura própria o nome mais ventilado é o do deputado estadual Hermínio Coelho, ex-presidente da Assembléia Legislativa, que recentemente ingressou na legenda trabalhista.
Expansão urbana
Fora do Plano Diretor, elaborado há décadas atrás a expansão urbana a margem direita do Rio Madeira, depois da ponte, foi discutida em audiência pública na Câmara de Vereadores de Porto Velho no início da semana. A coisa é complexa e de difícil solução porque algumas situações estão judicializadas. Ao mesmo tempo a especulação imobiliária rola adoidado por lá com loteamentos clandestinos.
As desistências
Algumas desistências na corrida ao Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura de Porto Velho estão se desenhando e reduzindo o numero de pretendentes. Os boatos dão conta que Mariana Carvalho (PSDB), Roberto Sobrinho (PT) e Lindomar Garçon (PRB) estariam dispostos apoiar outros nomes e deixar a disputa. È bom frisar que nenhum deles confirma esta intenção oficialmente.
Imagem desfeita
Coma gestão do governador Confúcio Moura pagando em dia e no mês trabalhado os vencimentos do servidores públicos desde a sua primeira eleição fica desfeita aquela imagem dos governos do PMDB em Rondônia que tiveram problemas com o funcionalismo. Durante duas décadas os partidos adversários jogaram na cara dos representantes peemedebistas a falta de compromisso com o funcionalismo.
Via Direta
*** O PMDB lança candidatos a prefeitos nos principais pólos regionais do estado *** Em Porto Velho com Willians Pimentel, em Cacoal com Glaucioni Nery, em Ariquemes com Thiago Flores *** Na capital, rola nos bastidores que Edgar do Boi (PSDC) quer ser o vice de Leo Moraes (PTB) *** A Rede, de Marina Silva, projeta chapa quente de candidatos a prefeito e vereadores em Porto Velho *** Já existe uma nominata no forno.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu