Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança


 As mudanças
eleitorais

Já com vistas às eleições de 2018, a Comissão Especial da Reforma Política trabalha neste ano na busca de consensos em torno de temas polêmicos que deverão ser aprovados na Câmara dos Deputados e Senado até o fim de setembro. Esse é o prazo previsto em O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãolei para que as mudanças possam valer nas próximas eleições quando serão escolhidos o próximo presidente da Republica, governadores, senadores além de deputados federais e estaduais.

Com o tempo escasso, o relator da Comissão Especial, deputado Vicente Cândido (PT-SP), prevê articulações diárias a partir de agora. Ele elege como prioridade o sistema de votação e financiamento público de campanha como principais pontos para serem desvendados.

Diante da proibição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre doações empresariais para campanhas eleitorais, o relator acredita num acordo em torno do financiamento público ou misto, com doações de pessoas físicas. Outra alternativa é a proposta do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) que cria o Fundo de Financiamento da Democracia.


Tensão máxima

O final de semana e a segunda-feira foram de grande tensão dentro e fora dos presídios de Porto Velho. As autoridades de segurança reforçaram as guaritas e muitas viaturas da Polícia Militar foram posicionadas nas proximidades dos portões de entrada das penitenciárias. Felizmente não foram registrados incidentes, mesmo no dia de visitas.

Mineirinho da BR

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCom convites de coalizões partidárias rivais para disputar o Senado, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) não diz que sim, nem que não. Como a noiva mais bonita do baile, ele já foi assediado pelo PSDB de Expedito para trocar de partido e celebrar dobradinha com ele ao Senado. Sabe-se que o governador Confúcio Moura (PMDB) também busca a mesma aliança. Para quem o coração de Jesualdo vai bater mais forte?

Plano Diretor

Saindo na frente, o município de Rio Branco já aprovou seu novo Plano Diretor, depois de quase um ano de estudos na Câmara de Vereadores da capital acriana. Em Porto Velho, a legislatura anterior nem tratou do assunto deixando a atualização do plano para a atual legislatura. O Plano, diga-se de passagem, é uma exigência do Ministério das Cidades a cada dez anos.

O carnaval da crise

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoAs primeiras informações do interior do estado é que a maioria das prefeituras municipais não terá recursos destinados às folias de Momo neste ano. No final de 2016, na região central, com quase 20 municípios, apenas a prefeitura de Ouro Preto bancou a festa de virada do ano. Em Porto Velho, onde o carnaval é uma atração turística na região Norte, a gestão Hildon Chaves já planeja apoiar o evento.

Água até julho

O governador em exercício Daniel Pereira (PSB) concedeu entrevista no final de semana anunciando que Porto Velho terá 100 por cento de água tratada até o mês de julho, seguindo a mesma toada do titular Confúcio Moura. Não querendo voduzar nem Pereirinha, tampouco El Carecone, um anuncio deste, num projeto que só tem dado problemas há uma década na justiça, e aonde tem a Caerd no meio, é no mínimo... arriscado!


Até setembro Porto Velho terá 100% de água, diz Confúcio Moura
durante entrevista a TV Rondônia, no último dia 4 de janeiro

Via Direta

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** Os secretários de segurança dos estados foram convocados pelo ministro da Justiça Alexandre Moraes para discutir a crise penitenciária em Brasília ***

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

*** O Plano Nacional de Segurança vai reforçar os recursos para resolver o problema das chacinas *** Com bases políticas no Vale do Jamari e Porto Velho, o ex-deputado federal Moreira Mendes (PSD) retoma as lides para voltar a Câmara Federal em 20 18.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)