Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O DEBATE NO SGC - Por Carlos Sperança


O ranking
demográfico

Com forte migração interna nos últimos anos, principalmente deslocamentos de contingentes demográficos da Zona da Mata e Cone Sul rondoniense para o Vale do Jamari, na região de Ariquemes; em Nova Mamoré, quase na fronteira com a Bolívia e Ponta do Abunã, na divisa do Acre, o ranking das principais cidades rondonienses tem sofrido alterações nos últimos anos. Na ultima estimativa do IBGE se formou um primeiro pelotão das dez cidades mais habitadas. 1 – Porto velho com 511.119 mil habitantes 2-Ji-Paraná com 131.000; 3- Ariquemes com 105.896; 4- Vilhena com 93.745; 5-Cacoal com 87.877 6 – Rolim de Moura 56.664; 7-Jaru -55.806; 8 Guajará Mirim 47.048 9– Ouro Preto do Oeste 39.840 9; 10- Buritis 38.450

Cidades mais tradicionais, como Ouro Preto do Oeste e Jaru perderam terreno na última década. O Vale do Jamari, a região que mais cresceu no estado nos últimos anos, tem três cidades entre as dez mais importantes. E chama atenção Vilhena superando Cacoal e na décima colocação, praticamente num empate técnico, estão Buritis e Machadinho do Oeste, com uma diferença de pouco mais de 500 habitantes.



 

DEBATE NO SGC

Tendo como mediador o jornalista Adão Gomes (foto acima), tivemos na quarta-feira o primeiro debate no meio televiso da temporada com a presença de todos os candidatos a prefeito da capital, inclusive o postulante impugnado pelo TRE, o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), que disputa o cargo sub judice. Nadinha de propostas inovadoras e temas importantes como o Plano Diretor da cidade deixaram de ser abordados.

PAU NO PREFEITO

O DEBATE NO  SGC - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Como era esperado, os candidatos de ponteira, o atual, prefeito Mauro Nazif (PSB) e o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) foram os mais fustigados na noite. Confirmou-se o que Nazif tem falado em recentes entrevistas: é o político que mais apanhou nos últimos anos e não foi diferente na quarta-feira e cansado disto chegou a taxar o confronto de circo. Nazif foi alvo de verdadeira tocaia dos concorrentes.

AS PRISÕES

O DEBATE NO  SGC - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O confronto teve seu auge com indagações a respeito das prisões do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e seus secretários, ao final da sua segunda gestão, esquecendo-se que também Willians Pimentel, o candidato do PMDB já foi preso também. O petista falou da sua inocência e eximiu-se de culpa no tocante aos descalabros da EMDUR (que entregou falida e quebrada) porque ela “tem orçamento próprio” e insinuou que o próprio Nazif já teve problemas com a Polícia Federal.

MELHOR PERFORMACE

O DEBATE NO  SGC - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Entendo que o mais jovem dos candidatos a prefeito - a maioria deles é de quase sessentões -, o petebista Léo Moraes (PTB) foi o que mais pode contar dividendos com o debate do SGC. É de fato uma liderança emergente. Ele já tinha mostrado boas qualidades como vereador de Porto Velho e atualmente como deputado estadual é considerado o de melhor discurso. Ajudou também o fato de não ter sido molestado pelos adversários.

BONS DE DESEMPENHOS

O DEBATE NO  SGC - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Particularmente esperava bem mais do candidato Ribamar Araujo (PR), com larga folha de serviços prestados à Rondônia, mas já começou errando o próprio número de campanha. Faltou mais pegada, vibração. Já Pimenta de Rondônia (PSOL) dentro das suas perceptíveis limitações fez o que pode cutucando os concorrentes. Por último os estreantes Willians Pimentel (PMDB) e Hildon Chaves (PSDB) tiveram bons desempenhos, o tucano com o bico afiado.

Via Direta

*** A criminalidade, casas rachadas e a falta de água rondam os condomínios populares da Zona Leste de Porto velho*** Com a ficha suja, o ex-senador Ernandes Amorim não conseguiu nem ser candidato a vereador em Ariquemes *** Um final de carreira que já era esperado *** Com os tempos bicudos as garagens de automóveis estão superlotadas - e sem clientes para esquentar a demanda.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)