Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro



O Congresso Nacional se volta finalmente a um dos grandes problemas do País, que tem acelerado a violência e a criminalidade. Com isto, os quase seis mil municípios brasileiros podem ter, em breve, um significativo reforço no combate às drogas ilícitas, a partir de um projeto apresentado pelo senador Agripino Maia (DEM-RN) que obriga a União repassar às prefeituras pelo menos 70% dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

Conforme a proposta, o repasse ocorrerá em parcelas semestrais de janeiro a julho de cada ano e a divisão dos recursos será realizada conforme os mesmos critérios usados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Ao esclarecer sua iniciativa, o senador Maia afirmou que atualmente os recursos do Funad estão sendo pouco utilizados. Segundo ele, o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) informa que apenas 27% da verba prevista entre 2011 e 2016 foi efetivamente aplicada. De um montante de R$ 1,47 bilhão autorizado no Orçamento da União, apenas R$ 430 milhões foram gastos.


 



 

Aposta da Oposição

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de OpiniãoEm Porto Velho, a oposição aposta que desembarca com dois candidatos no segundo turno, e que o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) ficará fora da festa da próxima etapa. Mas o sonho de consumo do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e do deputado Léo Moraes (PTB) é pegar Nazif – e sua elevada taxa de rejeição – no segundo turno.

Avaliação dos Nazif

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de OpiniãoJá os Nazif, em reunião no seu QG, avaliam o quadro de forma totalmente diferente. Acreditam em vitória em primeiro turno, o que seria o equivalente à galinha criar dentes, tal a fragmentação do eleitorado. Havendo segundo turno, o adversário preferencial é o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), preferivelmente sangrando com o registro da sua candidatura.

Uma gangorra

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de OpiniãoAs pesquisas mostram uma gangorra na capital rondoniense, e o efeito manada deve apontar nestes últimos dias os candidatos que seguirão ao segundo turno. Ninguém tem força para se garantir na primeira etapa. Mas tem algumas situações se mantendo: Sobrinho continua absoluto na zona Leste, Nazif se mantendo na casa dos 20 pontos, Léo e Hildon crescendo na reta de chegada – e muitos indecisos.

Sorriso amarelo

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de OpiniãoQuem não gosta de ver político desmascarado e visivelmente de sorriso amarelo ao término de uma sabatina? Pois é, foi isto que aconteceu durante a semana passada com os sabatinados pela apresentadora Ana Lídia Dibes, da TV Rondônia, que não deu folga pra ninguém. As máscaras caíram, a opinião pública vibrou e a credibilidade da jornalista foi às alturas.

 

Debate SIC

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de Opinião

Sem maiores novidades, o debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro. Mas sobre o Plano Diretor, barreiras de contenção no rio Madeira, Centro de Convenções, necas. Vimos um Hildon Chaves mais agressivo, Nazif levando pau à vontade, Sobrinho se fazendo de vítima, Léo e Pimentel mantendo a regularidade, Ribamar melhorando o desempenho e Pimenta com seus jogos de cena.

O debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de OpiniãoO debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de OpiniãoO debate SIC TV, no último domingo, apresentou um embate mais duro - Gente de Opinião


Via Direta

Gente de Opinião*** Na região amazônica, dois prefeitos que buscam a reeleição nas capitais vão se garantindo nas paradas ***Trata-se do engenheiro Marcus Alexandre (PT), em Rio Branco (AC); e do diplomata Arthur Virgílio (PSDB), em Manaus (AM) *** Já em Porto Velho, o atual prefeito Mauro Nazif (PSB) divide o pódio nas pesquisas com candidatos da oposição ***No Sul do País, Rafael Grecca (Curitiba) e Sebastião Melo (Porto Alegre) vão se ponteando.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)