Quarta-feira, 25 de maio de 2016 - 05h02
Fim dos lixões
Com os ventos soprando a favor, nos idos de 2010, o governo federal lançava um ambicioso programa de extinção dos lixões no País, projetando assim acabar com os danos ambientais advindos da falta de aterros sanitários até 2014. O tempo passou, o País entrou em crise e a meta ficou longe de ser atingida.
Mais da metade dos municípios brasileiros, algo em torno de 60 por cento, não conseguiu atingir a meta estabelecida. A própria capital rondoniense se vê as voltas com projetos desde o início da gestão do petista Roberto Sobrinho e seguiu-se toda administração Mauro Nazif e até agora necas de um aterro sanitário.
O problema dos resíduos sólidos só tem aumentado. Lamentavelmente apenas 23 por cento das municipalidades contam com a coleta seletiva. Em Rondônia o índice é menor ainda e em Porto Velho a prefeitura adotou a prática em poucos bairros depois de tentativas infrutíferas,
A nova meta da extinção dos lixões, conforme projeto tramitando no Congresso Nacional, agora é 2024.
Contas abusivas
A Assembléia Legislativa montou comissão especial para investigar os valores abusivos das contas de água e energia no estado. O deputado Hermínio Coelho (PDT-Porto Velho) autor das denuncias, comanda o organismo e junto com outros parlamentares iniciaram os trabalhos de apuração. O certo é que as companhias estão em apuros financeiros e querem descontar os rombos nos consumidores.
Goela abaixo
Em mais uma tomada de comando partidário goela abaixo em Rondônia, o deputado federal Expedito Neto tomou para si as rédeas do PSD que pertenciam ao ex-deputado federal Moreira Mendes e que caiu em desgraça política desde que perdeu a eleição ao Senado em 2014. Moreirão permanece na legenda e deverá disputar uma cadeira à Câmara Federal em 2018.
Na justiça
Moradores das ruas Francisco Barros e Trizidela, as únicas que não foram asfaltadas no bairro Igarapé pela atual administração da capital, entraram ma justiça em busca do benefício depois de várias tentativas com abaixo assinados encaminhados a municipalidade. As famílias prejudicadas não acreditam nas explicações da Secretaria de Obras. Acham que tem dente de coelho (falcatruas).
Baita reforço
O presidente regional do PSDC Edgar do Boi anuncia que o partido vai receber a filiação do ex-procurador Ivo Benitez que esta deixando a direção da Funasa. Benitez foi convidado e deverá disputar uma cadeira à Câmara de Vereadores de Porto Velho e sendo eleito com certeza vai melhorar o nível do Legislativo local repleto de baixarias nos últimos anos.
Os cartazes
Assessores do prefeito Mauro Nazif (PSB) estão desconfiados de que são os petistas que estão por trás dos cartazes espalhados em Porto Velho detonando atual alcaide e o presidente Michel Temer, ambos de origem sírio-libanês, que parte da imprensa local por ignorância, designa como “turcos”. Se for coisa dos petistas é muita cara de pau, mas não dá para ser considerada uma surpresa.
Via Direta
***Lideranças locais estão revoltadas com a inoperância do prefeito do município de Parecis Luis Amaral de Brito (PMDB) *** Lançada em Porto Velho no último final de semana a pré-candidatura vereador do popular Crivan (PSDC) *** A briga em Vilhena pelo Palácio dos Parecis envolve os Donadons x Donadons do B facilitando a vida dos adversários com tal fragmentação *** E Jipa esta em festa mais uma vez com a Rondônia Rural Show.
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad