Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O fim da reeleição


O fim da reeleição

Se depender da maioria dos parlamentares da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que começou a discutir a reforma política, o fim da reeleição dos cargos de presidente, governadores e prefeitos esta próximo. Dos 34 deputados do colegiado, 23 já seO fim da reeleição - Gente de Opinião manifestaram favoráveis para acabar com o regime de reeleição dos cargos executivos.

Também se constatou nas primeiras sondagens que a atual legislatura também é favorável a coincidência das datas das eleições, como ocorria antigamente.

A grande verdade é que de tempos em tempos o Congresso muda as regras do jogo ao sabor das suas conveniências. Já tivemos prefeitos, senadores e governadores biônicos, e a cada derrota da antiga Arena, partido de sustentação da ditadura militar, as regras das eleições eram alteradas nos anos 70.

O fim da reeleição e a coincidência das datas das eleições municipais com as estaduais e federais, são os pontos de partida para as discussões da reforma eleitoral. No bojo deste e outras propostas que tratam de alterações na legislação eleitoral, também pode entrar o fim do voto obrigatório.

Contas em dia

O fim da reeleição - Gente de OpiniãoCortando gastos e reduzindo os cargos em comissão, a atual mesa diretora da Assembléia Legislativa acredita colocar as contas em dia ao longo de 2015. A palavra de ordem do presidente Maurão de Carvalho (PP) é austeridade e com isto – sendo verdade! - será possível projetar uma nova imagem do Poder Legislativo, diferentemente do que se viu nos últimos anos.

As emendas

O fim da reeleição - Gente de OpiniãoUm dos entraves no relacionamento dos deputados estaduais da base aliada do governo com o mandatário Confúcio Moura são as emendas parlamentares. A maior parte delas – que são destinadas a obras nos municípios – não foram liberadas nos últimos anos e a atual gestão governista alega que os tempos são bicudos e a coisa deverá seguir na mesma toada em 2015.

Rumo ao Senado

Gente de OpiniãoTucanos próximos ao ex-senador Expedito Junior acreditam que o mandachuva da passarada pleiteie uma vaga ao Senado em 2018. No pleito serão disputadas duas cadeiras e a tendência é de que o PMDB lance dois candidatos, Valdir Raupp (a reeleição) e o atual governador Confúcio Moura. Outros possíveis candidatos seriam o Padre Tom (PT) e Carlos Magno (PP).

PT X PT

Gente de OpiniãoAnte a ameaça de expulsão pelo Diretório Estadual do PT, os deputados eleitos Ribamar Araújo e Lazinho da Fetagro devem abrir entendimentos para resolver o impasse pela indicação de cargos ao primeiro escalão do governo estadual. Mas sendo expulsos, eles seriam recebidos de braços abertos por outros partidos, já que ambos têm interesse de disputar as prefeituras de Porto Velho e Jaru, respectivamente, no ano que vem.

Eleições 2016

O fim da reeleição - Gente de OpiniãoNesta legislatura da Assembléia Legislativa é grande a expectativa dos suplentes em assumir a titularidade já que pelo menos meia dúzia de deputados estaduais tem boas chances de se eleger prefeito no ano que vem. Alguns são francos favoritos como Adelino Follador (DEM) em Ariquemes, Glaucioni Nery (PSDC) em Cacoal e Lúcia Tereza (PP) em Espigão do Oeste.

Via Direta

O fim da reeleição - Gente de Opinião*** Depois de um rigoroso check ap na saúde, o deputado estadual Airton Gurgacz (PDT-Ji-Paraná) voltou novo em folha para tocar seu mandato na ALE *** As enchentes já tumultuam a vida dos acrianos e amazonenses. Se for na mesma toada do ano passada, a próxima vitima será Rondônia ***Com a construção civil em baixa em Porto Velho a migração de operários tem aumentado para outros estados.

O fim da reeleição - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Gente de Opinião Terça-feira, 14 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)