Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015 - 05h16
O fim da reeleição
Se depender da maioria dos parlamentares da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, que começou a discutir a reforma política, o fim da reeleição dos cargos de presidente, governadores e prefeitos esta próximo. Dos 34 deputados do colegiado, 23 já se manifestaram favoráveis para acabar com o regime de reeleição dos cargos executivos.
Também se constatou nas primeiras sondagens que a atual legislatura também é favorável a coincidência das datas das eleições, como ocorria antigamente.
A grande verdade é que de tempos em tempos o Congresso muda as regras do jogo ao sabor das suas conveniências. Já tivemos prefeitos, senadores e governadores biônicos, e a cada derrota da antiga Arena, partido de sustentação da ditadura militar, as regras das eleições eram alteradas nos anos 70.
O fim da reeleição e a coincidência das datas das eleições municipais com as estaduais e federais, são os pontos de partida para as discussões da reforma eleitoral. No bojo deste e outras propostas que tratam de alterações na legislação eleitoral, também pode entrar o fim do voto obrigatório.
Contas em dia
Cortando gastos e reduzindo os cargos em comissão, a atual mesa diretora da Assembléia Legislativa acredita colocar as contas em dia ao longo de 2015. A palavra de ordem do presidente Maurão de Carvalho (PP) é austeridade e com isto – sendo verdade! - será possível projetar uma nova imagem do Poder Legislativo, diferentemente do que se viu nos últimos anos.
As emendas
Um dos entraves no relacionamento dos deputados estaduais da base aliada do governo com o mandatário Confúcio Moura são as emendas parlamentares. A maior parte delas – que são destinadas a obras nos municípios – não foram liberadas nos últimos anos e a atual gestão governista alega que os tempos são bicudos e a coisa deverá seguir na mesma toada em 2015.
Rumo ao Senado
Tucanos próximos ao ex-senador Expedito Junior acreditam que o mandachuva da passarada pleiteie uma vaga ao Senado em 2018. No pleito serão disputadas duas cadeiras e a tendência é de que o PMDB lance dois candidatos, Valdir Raupp (a reeleição) e o atual governador Confúcio Moura. Outros possíveis candidatos seriam o Padre Tom (PT) e Carlos Magno (PP).
PT X PT
Ante a ameaça de expulsão pelo Diretório Estadual do PT, os deputados eleitos Ribamar Araújo e Lazinho da Fetagro devem abrir entendimentos para resolver o impasse pela indicação de cargos ao primeiro escalão do governo estadual. Mas sendo expulsos, eles seriam recebidos de braços abertos por outros partidos, já que ambos têm interesse de disputar as prefeituras de Porto Velho e Jaru, respectivamente, no ano que vem.
Eleições 2016
Nesta legislatura da Assembléia Legislativa é grande a expectativa dos suplentes em assumir a titularidade já que pelo menos meia dúzia de deputados estaduais tem boas chances de se eleger prefeito no ano que vem. Alguns são francos favoritos como Adelino Follador (DEM) em Ariquemes, Glaucioni Nery (PSDC) em Cacoal e Lúcia Tereza (PP) em Espigão do Oeste.
Via Direta
*** Depois de um rigoroso check ap na saúde, o deputado estadual Airton Gurgacz (PDT-Ji-Paraná) voltou novo em folha para tocar seu mandato na ALE *** As enchentes já tumultuam a vida dos acrianos e amazonenses. Se for na mesma toada do ano passada, a próxima vitima será Rondônia ***Com a construção civil em baixa em Porto Velho a migração de operários tem aumentado para outros estados.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri