Sábado, 23 de setembro de 2017 - 22h06
Os sinos dobram
O anuncio do fechamento do jornal Alto Madeira, veiculado na última quinta-feira, um dos periódicos mais longevos do País que passou da marca dos 100 anos repercutiu em todo o estado. As razões foram às mesmas – de ordem econômica – que fechou jornais importantes do País como o Jornal do Brasil, Estado do Paraná e tantos outros.
Os sinos dobram pelo Alto Madeira, cuja última edição vai circular dia 1º de outubro. “As razões que nos levaram a decisão foram exclusivamente de ordem econômica, pois reconhecimento e admiração sempre obtivemos de todos”, relata o comunicado do encerramento de atividades do combativo periódico.
Desembarquei em Porto Velho em outubro de 1980 para participar do projeto de implantação do jornal Estadão de Rondônia. Foi nesta época que conheci o AM e aprendi a admirar a família Tourinho, abnegada em defesa das causas rondonienses. Por tudo, minha solidariedade a direção do periódico, aos colegas jornalistas e a todo seu corpo de funcionários.
Índio a presidente!
Em Porto Velho já se sabia durante a construção das usinas que sindicalistas, índios, jornalistas, apresentadores de TV, lideranças empresariais, vereadores, deputados estaduais e federais, prefeitos e até o governadores de plantão na época recebiam propinas dos consórcios que erguiam as represas de Jirau e Santo Antonio. Agora se sabe, com as recentes delações premiadas, que a coisa (as propinas) eram mesmo de índio a presidente! No caso, Temer.
É coisa de louco!
Rapinadores petistas, mas principalmente do PMDB enchiam os bolsos com as usinas Jirau e de Santo Antonio. Também ex-governador e ex-prefeito da capital se fartavam em vampirizar os recursos dos consórcios.
E a cada avanço da Operação Lava a Jato se descobrem mais podres dos políticos de Rondônia. O livro das propinas das usinas esta aberto e muita gente apavorada em solo rondoniense.
Vai um jacarezinho?
O furto de energia, os rabichos e gatos proliferam em Rondônia. Estima-se em mais de 30 mil infratores só na capital. De invasor de áreas na periferia a políticos e grandes empresários, a autoridades praticam o crime. Além do gato, a ligação clandestina onde se rouba energia o dia inteiro, agora temos a modalidade conhecida como “jacarezinho”, quando o infrator faz a ligação apenas à noite e se arrasta até ao amanhecer.
Obras no inverno
O DNITT anunciando a conclusão dos viadutos, aterros e acostamentos, a prefeitura de Porto Velho um grande programa de pavimentação na cidade. Foi só terminarem de anunciar as melhorias e começou a chover! É interessante: As esferas governamentais sejam municipais, estaduais e federais anunciam as obras perto do inverno, quando para tudo por causa das chuvas.
Duque Caxias
O cara pálida leitor deve ter lido por aí a previsão da prefeitura de Porto Velho em concluir as obras da Avenida Duque de Caxias em quinze dias. Podem dobrar a parada, porque na sexta-feira pela manhã ainda choveu e as coisas ainda estavam “verdes” na colocação de manilhas para o esgotamento do esgoto domiciliar na maioria dos quarteirões que vai receber a pavimentação. Com certeza o prazo estimado vai sofrer revisão nos próximos dias.
Via Direta
***Os partidos em Rondônia temiam o fim das coligações e festejaram muito o adiamento da medida para 2020, como estabeleceu a Câmara dos Deputados. *** Mais uma vez a reforma política foi para o brejo e sabe-se lá quando o Congresso Nacional vai retomar as mudanças em plenário ***. Mas a cláusula de barreiras esta chegando para reduzir o numero de partidos e isto já alguma coisa em termos de economia para o erário.
Às clarasA existência de três instâncias de governos – federal, estadual e municipal – deveria garantir a felicidade das populações desde o mais rem
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios