Sábado, 27 de maio de 2017 - 23h18
A partir de um relatório do maior escritório e líder nacional do mercado de soluções e serviços de prevenção á lavagem de dinheiro, a AML Consulting divulgou recente análise da prática de crimes financeiros e corrupção no Brasil. O estudo evidencia um ambiente hostil para as empresas aturem no País tamanha corrupção instalada.
A análise revela que prefeitos, vereadores e deputados federais são os cargos mais vinculados a crimes de corrupção. Se o estudo fosse só em Rondônia, certamente os deputados estaduais pontuariam melhor.
São 9.897 do total de 12.608 e são cargos ocupados por políticos eleitos que estão envolvidos em crimes econômicos o que corresponde a 78,5 por cento. Mais da maioria dos envolvidos na Lava a Jato, que somam 916 cargos, também é formada por políticos eleitos diretamente pela população – quase 57 por cento ou 522.
E pasmem: dos 11.171 prefeitos e vice-prefeitos eleitos em 2016, 1833 já estão envolvidos em crimes de diferentes naturezas.
Foro privilegiado
A previsão é que nesta terça-feira, dia 30, o Senado vote em segundo turno a Proposta de Emenda a Constituição que acaba com o foro especial, prerrogativa de função mais conhecida como a PEC do Foro Privilegiado. Integram a pauta de votações na próxima semana pelo menos seis medidas provisórias e entre elas a que autoriza a cobrança de preços diferentes para compras em dinheiro ou em cartão de crédito.
Cargos federais
Os integrantes da bancada federal de Rondônia pertencentes à base aliada do governo Michel Temer em nosso estado estão com os cabelos em pé com a possibilidade da possível troca presidencial no Planalto. Ocorre que os deputados federais e senadores ligados ao presidente Temer tem dezenas de cargos indicados nos órgãos federais, como INCRA, Eletrobrás, etc. São cargos polpudos e de visibilidade.
Unindo o PMDB
Depois que recebeu a garantia do presidente estadual do PMDB Valdir Raupp de que ele será o candidato ao governo do partido na eleição de 2018, o deputado estadual Maurão de Carvalho (Região do Café) trata de unificar a legenda e começa a coisa com a articulação de uma homenagem para o governador Confúcio Moura na ALE. O ato marcará uma demonstração de força do partido e a largada de Maurão.
Fundo partidário
Só em janeiro foram destinados recursos na ordem de R$ 58 bilhões para o fundo partidário. Os principais beneficiados foram o PT, PMDB e PSDB que receberam a parte do leão, por terem maior representatividade no Congresso Nacional. Algumas siglas acabaram ficando de fora
do bolo por não terem prestado contas ao TSE. No ano que vem aumentará o numero de partidos recebendo os recursos, pois pelo menos 30 estão em fase de legalização.
Lei do Migrante
Depois de meses tramitando no Congresso Nacional, a Lei da Migração foi aprovada em plenário e em seguida sancionada. A lei define os direitos e deveres do imigrante e do visitante no Brasil; regula a entrada e permanência de estrangeiros no País e estabelece normas de proteção aos brasileiros no exterior. A lei foi publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira.
Via Direta
*** A equipe técnica da prefeitura de Porto Velho já trabalha na atualização do Plano Diretor, uma exigência do Ministério das Cidades ***Com o pagamento dos servidores estaduais na última sexta-feira, o comércio da capital teve um razoável aquecimento *** Na feira semanal de hortifrutis no Bairro Liberdade viceja o terceiro-mundismo *** Esta instalada ao lado de um canal de esgoto, com as fezes pululando, ratazanas saltitantes e urubus a espreita. È coisa de louco, Hildon!
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri