Quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018 - 22h06
Lembrando as pesquisas...
Lembram como estavam as pesquisas há um ano? João Dória (PSDB), eleito prefeito de São Paulo já corria o Brasil afora como candidato a Presidência da República, tão alta sua cotação naquele momento. Com o tempo rapidamente foi se desgastando, agora busca uma eleição ao governo de São Paulo e desidratando como continua logo vai se ater apenas ao projeto de reeleição. Temos em Rondônia, em Porto Velho um caso muito parecido, com Hildon Chaves (PSDB) surfando nos primeiros meses numa incrível onda de popularidade, cogitado para disputar o governo de Rondônia e passado algum tempo já anunciou até a desistência do projeto. Deve apoiar Expedito Junior na peleja estadual.
O preâmbulo é para mostrar o quanto valem as pesquisas e enquetes feitas por aqui há tanto tempo antes do pleito. Ainda mais num estado como Rondônia, acostumado a proporcionar viradas sensacionais. Aqui pesquisa com 15 dias de antecedência das eleições já ficam defasadas, tais as alterações no quadro. As últimas decisões ao governo e a prefeitura de Porto Velho ocorreram em questões de poucos dias sem os institutos perceberem o “efeito manada”, pois suas sondagens eleitorais feitas com mais de uma semana antes do pleito já estavam furadas.
Tocando o barco
O MDB abre em Vilhena, logo depois do carnaval, no cone sul rondoniense encontros regionais para definir seu projeto para as eleições de outubro. O fórum do partido será comandado pelo presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho, virtual candidato ao governo do partido e pelo presidente regional Tomás Correia. Na ocasião a sigla vai tratar das nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Primeiras impressões
Ainda sem pesquisas, sem enquetes, fuçando por aí nos bairros, nas faculdades, nos formadores de opinião e pelas estâncias da vida, o que se constata neste inicio de caminhada para o pleito de 2018, é que Porto Velho esta dando as mãos para emplacar Alex Palitot a estadual, Leo Moraes a federal e Aluizio Vidal ao Senado. Falo de uma tendência local do momento, talvez seja algo que possa mudar lá na frente, mas os três estão largando com força.
Como explicar ?
A política não é uma ciência exata, mas procuro explicações para o cenário descrito acima. No caso de Leo Moraes, com certeza ele cresce na queda de aceitação do prefeito Hildon Chaves. Leo fica como um injustiçado no pleito passado. Nos casos de Alex Palitot (este com grande identidade com a capital) e Aluizio Vidal (a grande opção local ao Senado), porque a população procura gente decente, algo raro na política. Decentes e pitocos.
Parada dura
Veja como a parada será dura no Vale do Jamari pelas cadeiras à Câmara dos Deputados. Lá naquela região, onde estão encravados os municípios de Ariquemes, Machadinho e Buritis, entre outros, teremos as postulações do vice-prefeito de Ariquemes Lucas Follador (DEM), o ex-deputado estadual Tziu (Solidariedade), a irmã do Governador Confúcio, Claudia Moura (PSB ou PDT) e Ernandes Amorim (PTB).
Clássicos regionais
Na peleja pelas oito cadeiras a Câmara dos Deputados teremos grandes clássicos regionais. Veja o caso do cone sul rondoniense, com Melki Donadon x Evandro Padovani. Ali na região do café e Zona da Mata, então? A região terá como candidatos a reeleição Marinha Raupp, Expedito Neto, Luis Claudio e Nilton Capixaba. Pelo menos dois devem sucumbir nas urnas, pois lá não tem capão para tanto tigres. E a região tem ainda Jaqueline Cassol na contenda e Melki que belisca por lá.
Via Direta
*** O ex-vereador Sid de Orleans, um dos melhores da safra passada - e pitoco (sem rabo como tantos políticos) - deixou o PT *** Deve disputar uma cadeira a Assembléia Legislativa pelo PSB que esta recebendo uma enxurrada de adesões em vista da posse do vice-governador Daniel Pereira em abril *** O MDB esta rachado de novo, o que é um velho hábito do partido *** Seja quem for o candidato da legenda – Maurão já esta confirmado - ao governo vai ter que juntar os cacos para o pleito de outubro.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu