Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O PDT vem reforçado para a campanha ao governo - Por Carlos Sperança


Entidades fakes
Na complicada greve com jeito de locaute, as redes sociais foram invadidas de vez pelas famigeradas fakenews. A notícia que mais parecia falsa – a “intervenção militar” contra os caminhoneiros (Garantia da Lei e Ordem) – foi uma notícia real que desmoralizou o governo.

Tão ou até mais prejudiciais que as notícias falsas são as empresas artificiais montadas para a celebração de contratos com diferentes governos. Há pouco, eclodiu o caso da Associação de Desenvolvimento Intermunicipal de Saúde do Alto Solimões, desvendado pelo MP do Amazonas.A Adinsol não existe, nunca praticou as sociais previstas mas participou de convênios com o poder público. Uma entidade fake.

A promotora Sheyla Carvalho advertiu para o perigo que uma fundação constituída só no papel pode causar quando utilizada como massa de manobra por candidatos oportunistas, causando prejuízos à comunidade e a terceiros de boa-fé que venham a negociar com a associação.

Esse tipo de entidade já deveria estar conjurada pelo menos desde o episódio das ONGs no programa Segundo Tempo, em 2011, mas o crime não dorme nem sossega. Para as notícias falsas, o único instrumento capaz de vencê-las é o “desconfiômetro”. Para as entidades falsas, lei, polícia e Justiça.

 
Redes sociais
O ex-governador Confúcio Moura (MDB), pré-candidato ao Senado tem feito um périplo pelos meios de comunicações de Porto Velho e utilizado da melhor forma possível as mídias sociais. Embora administrando bem os recursos da modernidade ele também não deixou de atuar da maneira antiga, em visitações aos correligionários no olho no olho, no aperto de mão. Há 30 anos ele fazia campanha a cavalo.

PDT reforçado
O PDT vem reforçado para a campanha ao governo, tendo como pré-candidato o senador Acir Gurgacz, encabeçando a chapa majoritária da aliança com o PSB e demais legendas. Conta com o apoio de dois ex-prefeitos de colégios eleitorais importantes e detentores de grande popularidade, que são Jesualdo Pires (Ji-Paraná) e Melki Donadon (Vilhena), além do próprio governador Daniel Pereira.

O Plano C
Pelo lado do PP, o senador Ivo Cassol rechaça a existência de plano B, que seria a alternativa Expedito, e garante que só existe o Plano C (de Cassol). Otimista, fala que é o cara e acredita que sua coalizão com outras legendas fará até três deputados federais, neste casos, Jaqueline, Luis Claudio e Carlos Magno.  E tem reclamado que tem muito fake news contra ele.

A discrição
Chama atenção o comportamento político do ex-senador Expedito Junior (PSDB) nesta temporada que tem sinalizado que poderá ficar de fora da jornada 2018. Em campanhas passadas, desde março ele já estava percorrendo os municípios e animando a militância. Em 2018 tem se notabilizado pela discrição, mas sem esquecer o projeto da reeleição de Expedito Neto.

Nos bastidores
Nos bastidores políticos corre a informação, que o ex-ministro e ex-senador Amir Lando, que recentemente ingressou no PSB, poderá ser o suplente do pré-candidato ao Senado Jesualdo Pires. Caso se confirme a noticia, com a homologação do seu nome, a chapa será complementada com um nome de peso. Lembrando, também que Lando, mesmo com 30 anos de vida pública é pitoco.

Via Direta
*** Com todas as atenções voltadas para a paralisação dos caminhoneiros. Os políticos deram um tempo nos últimos dias sobre a celebração das alianças no estado *** Um tempo que vai se prolongar com o inicio da Copa do Mundo e no encerramento da competição já teremos o inicio das convenções partidárias *** O PT lançou o presidiário Lula como seu candidato a presidente. Mais uma situação inusitada no País.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)