Quinta-feira, 3 de novembro de 2016 - 21h19
A explosão do câncer
A elevada incidência do câncer em todo país – em especial nos estados do sul e Rondônia – esta levando a Câmara dos Deputados a criar uma campanha permanente de prevenção contra a doença. Proposta neste sentido já foi aprovada na Comissão de Seguridade Social e Família, com substitutivo.
Denominada “Campanha Permanente Nacional de Prevenção e Conscientização Oncológica”, o projeto do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), tendo na relatoria a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) ainda vai a plenário para votação, depois de passar pelas comissões do Direito da Mulher e Constituição, Justiça e Cidadania. O texto original altera a lei do Sistema Único de Saúde para obrigar os governos estaduais a promoverem campanhas de incentivos à realização de exames de detecção do câncer de próstata e da mama.
Conforme a proposta caberá ao Ministério da Saúde custear as despesas, se responsabilizando pelas diretrizes para viabilizar a campanha em parceria com as secretarias municipais e estaduais da saúde, e como também com entidades da sociedade civil.
Efeito contrário
Este negócio de inaugurar viaduto inacabado e repleto de maracutaias pela gestão do PMDB Lava Jato, acabou dando efeito contrário do esperado. Mesmo porque ainda temos mais dois viadutos para serem concluídos e não existe ainda nem previsão. A dragagem do Rio Madeira é outra obra que vem sendo anunciada desde 2014 pelos peemedebistas que não vai para frente.
Fichas limpas
O prefeito eleito Hilton Chaves (PSDB) assumiu um compromisso – aquele de não aceitar fichas sujas na sua futura gestão– que nem o governador Confúcio Moura, tampouco o atual prefeito Mauro Nazif conseguiu cumprir. Ainda perambulam por órgãos governistas fichas sujas até hoje na administração do PMDB. Na prefeitura foi feita até aliança com vereadores da ORCRIM.
Clandestinos
Já passou da hora do Ministério Público Ambiental investigar a farra dos loteamentos clandestinos lançados na BR 319, logo depois da ponte sobre o Rio Madeira, na divisa com o Amazonas. Além disto, as invasões as terras públicas se sucedem criando-se uma série demandas sociais que vão desde abastecimento de água, a coleta de esgoto, energia, pavimentação, etc.
Caindo do céu
Deve cair do céu como obras do futuro prefeito ações já em andamento na prefeitura de Porto Velho: Na regularização fundiária em parceria com o governo do estado tramitam 31 mil escrituras doadas. Também tem creches e escolas sendo concluídas para serem inauguradas até maio. HIldon tem uma baita estrela lhe guiando: até o projeto da nova rodoviária voltou a andar.
As demissões
Como tinha sido especulado pela coluna na semana passada caiu o secretário de Segurança Pública do governo estadual – recaiu nas suas costas o aumento da criminalidade – e de centenas de demissões de cargos comissionados da prefeitura de Porto Velho. E vem aí mais demissões nos próximos dias nas esferas municipais e estaduais. Olho vivo no Diário Oficial. Que natal magro!
Via Direta
*** O prefeito eleito Hildon Chaves (PSDB) mostra uma indiscutível agilidade no campo político *** Já no primeiro dia depois da eleição, já tinha mantido contatos com o governador Confúcio Moura e o atual prefeito Mauro Nazif *** A economia também esta berrando no interior. A chiadeira dos lojistas é grande, vai de Ariquemes, Ji-Paraná até Vilhena *** Na capital já temos alguns sinais de recuperação.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri