Quarta-feira, 28 de setembro de 2016 - 16h24
Na TV Rondônia, afiliada da Rede Globo de Televisão, teremos amanhã o último debate entre os postulantes a prefeito de Porto Velho, menos o representante do Psol, Pimenta de Rondônia, excluído pelos critérios de representação do seu partido no Ibope, e não por perseguição, como ele alega. O embate é aguardado com grande expectativa, tendo em vista a reta de chegada, a reação de alguns candidatos nas pesquisas e a possibilidade da realização de um segundo turno.
Para o confronto desta quinta-feira, já está decidida de vez a participação ou não no pleito de domingo do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), que tem como seu grande reduto a zona Leste. Se disputar sub judice, a tendência é sangrar de vez, cedendo o favoritismo para outros representantes da oposição.
No último debate, realizado pela SIC TV, o tempo esquentou e foi marcado pela reação do tucano Hildon Chaves, em ascensão nesta reta final. Bombardeado o tempo todo, o prefeito Mauro Nazif (PSB) se apresenta nos últimos dias de campanha com a língua mais afiada para responder aos adversários que pintam. A tendência é de um debate quente.
Os rigores da lei
Depois de dez anos de aprovação da lei anti-drogas no Brasil, o que se vê são os presídios superlotados por crimes relacionados aos entorpecentes. As capitais dos Estados de Rondônia, Acre e Amazonas estão abarrotadas de detentos, e se vê cada ano o aumento da participação das mulheres nas atividades relacionadas ao narcotráfico.
No ano da promulgação da lei (2006) eram 15% das pessoas presas por crimes relacionados às drogas. Já em 2014, este número alcançou 28%, conforme levantamento do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça (Depen). No entanto, na Amazônia os números são estratosféricos. Delegados de Porto Velho e Rio Branco estimam em quase 70% dos presos rondonienses e acrianos envolvidos com as drogas e a violência decorrente.
As estatísticas nacionais demonstraram que houve 160% de aumento de presos de 2006 a 2016 no País e existe uma tendência crescente de maior demanda e automaticamente a necessidade da construção de novas penitenciárias para encarcerar tantos condenados pela Justiça.
A eleição em Porto Velho
Neste domingo, quando a cidade de Porto Velho completa 102 anos, cerca de 320 mil eleitores vão às urnas para escolher o prefeito que vai administrar o município nos próximos quatro anos. Desde que Porto Velho ganhou status de capital do Estado, já foram eleitos pelo voto direto seis prefeitos: Jerônimo Santana, Chiquilito Erse (duas vezes), José Guedes, Carlinhos Camurça, Roberto Sobrinho (duas vezes) e Mauro Nazif.
O prefeito eleito terá pela frente sérios problemas de infraestrutura para resolver nos próximos anos. Desde as alagações que infernizam a periferia, problemas de saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, abastecimento de água, coleta de esgoto, entre outras demandas crescentes.
Com apenas a metade da população com água encanada, a cidade que conta com 502 mil habitantes tem cobertura de esgoto sanitário de apenas 2%, obra escavada ainda nos tempos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Os desafios são enormes, como também a urgência da construção de barreiras de contenção no rio Madeira, a geração de empregos, etc.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l