Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Odacir Soares foi um senador brilhante


Fincando estacas

Descontente com as punições aos seus ministros, demitidos por corrupção, o PMDB começa a plantar estacas visando candidaturas próprias as prefeituras das capitais brasileiras em 2012 e á Presidência em 2014. Por este motivo, o vice-presidente Michel Temer começa a correr trecho pelo país, como fez ontem em Cuiabá e Porto Velho.

Escolha petista

O PT rondoniense deflagrou o processo de escolha do seu candidato prefeito no ano que vem. São quatro nomes sendo apreciados pelos convencionais: 1 –Ex-senadora Fátima Cleide 2 – Deputada estadual Epifânia Barbosa 3 –Deputado estadual José Hermínio 4 – Vereador Cláudio Carvalho. Cada um se mobiliza perante os filiados na busca de apoio.

Mais apoio

Nas entranhas do PT, aos poucos vai se definindo um nome enquanto que as correntes buscam um entendimento para unificar a legenda. Neste momento quem tem mais respaldo para ganhar a indicação nas convenções municipais é a deputada Epifânia Barbosa. Tanto Fátima Cleide como José Hermínio e Cláudio Carvalho teriam dificuldades na unificação da sigla.

Blocão anda

Ao meio de avaliações daqui e dali, tucanos de Expedito Junior, os Democratas de José Bianco, os Republicanos de Miguel de Souza os Socialistas de Moreira Mendes começam a desenhar um blocão para conquistar o Palácio Tancredo Neves em 2012. A intenção é fomentar uma grande aliança de centro - e com esta coalizão atingir o sucesso nas urnas.

Não desistiu

Embora nos bastidores se comente que o ex-deputado estadual Davi Chiquilito - apagadão no governo Confucio Moura – tenha desistido de concorrer à prefeitura de Porto Velho, o que se vê é que o filho do ex-prefeito Chiquilito Erse esta voltando à cena consultando partidos sobre 2012 e voltando a se interessar na disputa.

Pé frio danado

A grande verdade é que Davi esta se preparando para a peleja, mas age com prudência depois de tantas desilusões. Afinal é um pé frio danado: perdeu o mandato de vereador por trocar de partido, sem ser ficha suja: perdeu o mandato de deputado porque a justiça decidiu entronizar um ficha suja no seu lugar, etc. Mas é um nome que merece uma chance.

Pavimentação

Atendendo os deputados estaduais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSDB), o diretor geral do DER Lucio Mosquini concederá entrevista coletiva a imprensa hoje em Ji-Paraná, ao lado do prefeito José Bianco para anunciar o Programa Estadual de Pavimentação que será desenvolvido na capital da BR. Bianco e os deputados estaduais, pelo que se vê, estão pulando cirandinha...

Bom cabrito

O ex-senador Odacir Soares é realmente um daqueles políticos que a gente pode chamar de bom cabrito. Nos últimos anos perdeu o controle de várias legendas e nunca berrou. O antigo PFL ficou com José Bianco, o PTB com Nilton Capixaba e mais recentemente acabou desalojado do próprio PSL, uma sigla nanica. O raposão pelo que se vê não esta mais ligando para política. Faz falta, foi um senador brilhante.

Do Cotidiano

Nossos microdetetives

Como se fosse um filme de mistério, algo não convencia no caso de um jovem enforcado no teto de uma cozinha em uma casa abandonada no Rio de Janeiro. Os vizinhos garantiam que estava morto há pelo menos quinze dias, mas os exames de praxe, que levam em consideração o estado de conservação, a temperatura e o grau de rigidez do corpo, induziram os peritos a calcular o tempo de morte em apenas uma semana.

Que fazer para tirar a dúvida? Chamar o FBI? A polícia chamou Janyra Oliveira da Costa, perita do Instituto de Criminalística do Rio de Janeiro, especialista em uma área da ciência que se tornou bastante conhecida por causa dos seriados de TV norte-americanos nos quais de fato o FBI pontifica: a entomologia forense.

Na cena do crime, Janyra concentrou sua atenção não no corpo, mas nas larvas de moscas e besouros que o povoavam e também se espalhavam pelo chão. “A diversidade de insetos era grande, cenário que aponta para um período mais longo decorrido desde a morte”, conta Janyra. “Como o corpo permaneceu o tempo todo pendurado, preservou-se melhor do que se estivesse em outra posição”, explica.

As larvas de insetos que se alimentam da matéria orgânica em decomposição, em uma espécie de reciclagem natural de nutrientes, caíam no chão em vez de permanecer no corpo. A explicação de Janyra fortaleceu a versão dos vizinhos e a polícia ampliou a lista de suspeitos, que passou a incluir pessoas que haviam estado por ali nas duas semanas anteriores.

Dessa forma, os “microdetetives” quase invisíveis começavam a auxiliar de forma decisiva em uma investigação que chegou a bom termo com o apoio de seus testemunhos eloquentes, embora silenciosos.

Trabalhando na identificação das espécies de insetos geralmente encontradas junto aos mortos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Janyra é uma das pesquisadoras que nos últimos anos vem ajudando a desenvolver no Brasil essa especialidade de acordo com a fauna e as características ecológicas daqui, bastante distintas das de outros países.

Via Direta
 

*** O aumento do rebanho bovino responde por boa parte do desmatamento no interior do municípios de Porto Velho nos últimos meses *** O PSD já esta regulamentado em sete estados, inclusive em Rondônia *** Mais um motivo de comemoração da sigla para o encontro previsto para o final de semana em Jaru.   

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)