Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os boicotes internacionais + Cidade desunida + Pólos regionais + Só apelando...


Os boicotes internacionais + Cidade desunida + Pólos regionais + Só apelando... - Gente de Opinião

Os boicotes internacionais

Os ataques do governo à imprensa, ongs e “interesses estrangeiros” provocaram lamentáveis casos de boicote aos produtos brasileiros no exterior. E impossível impor a “verdade” única de um governo sabendo que “mídia” e ongs são universos formados por milhares de empresas desiguais de várias nacionalidades, com diferenças e intenções múltiplas. No mais, há interesses estrangeiros legítimos (retorno aos investimentos) e ilegítimos (drogas, extração de madeira e garimpo ilegais).

O castigo pela generalização é só ganhar uma cobertura favorável se pagar, como se nota pelo alto custo das propagandas no exterior. O resultado pior da má imagem é consumidores de todos os continentes pressionando seus governos e empresas a não comprar nada proveniente de áreas desmatadas. O governo da Finlândia, na presidência temporária da União Europeia, recomendou suspender a importação de carne bovina e de soja.

A uma lista de nações preocupadas com a Amazônia na qual figuram países árabes e europeus vem se somar o Partido Democrata dos EUA na intenção de rejeitar produtos brasileiros. Acusar a Alemanha de querer ocupar a Amazônia como o Reino Unido fez com as Malvinas também não ajuda a imagem do Brasil lá fora. Se a propaganda conseguir reverter esses estragos, ótimo. No entanto, para o bem dos produtos brasileiros, o melhor a fazer é redescobrir o diálogo e a diplomacia.

.......................................................


Cidade desunida

Com a região do centro cívico se assemelhando a uma Dallas e a periferia, uma India, Porto Velho comemora hoje 105 anos de criação. Uma cidade dividida políticamente, algo que tem custado caro, pois muitas vezes prefeitos e governadores por aqui são claramente sabotados pela oposição. Em consequencia, quem paga o pato é a população com tantas rachas políticas.


Nossa situação

Observando a situação dos vizinhos – Cuiabá, Rio Branco e Manaus – eu fico me perguntando – salvo raras excessões – que espécie de políticos estamos elegendo em Porto Velho. Temos bons exemplos a ser seguidos no próprio estado: Ji-Paraná sabe se unir nas suas causas, as cidades de Vilhena e Cacoal tem padrão de cidades do sul maravilha. E Porto Velho não consegue se livrar nem das alagações.


Meio do caminho

Alguns nomes especulados e até lançados para a disputa da prefeitura de Porto Velho no ano que vem, nos últimos dias já estão ficando pelo meio do caminho e buscando alianças. Casos de Kazan Roriz, Vanderlei Oriani, Herminio Coelho, Jesoíno Dantas, Pimenta de Rondônia, entre tantos candidatos que começam a aparecer na midia, mas que tem mais cara de quem deseja uma candidatura de vice-prefeito.


Pólos regionais

Nos principais pólos regionais de Rondônia, que reunem a maior parte do eleitorado do estado, os atuais prefeitos estão indo para a reeleição no pleito de 2020. Casos de Hildon Chaves (PSDB-Porto Velho), Thiago Flores (PSL-Ariquemes), Marcito Pinto (PDT-Ji-Paraná) e Eduardo Japonês (PV-Vilhena). Dos quatro, acredita-se que pelo menos dois tenham sucesso na empreitada.


Só apelando...

Com o governo brasileiro incapaz – isto vem de longe, não adianta culpar Bolsonaro - de asfixiar o tráfico de armas para o País nas regiões de fronteira, o governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel esta cobrando sanções internacionais aos paises que vendem armas para cá – principalmente para as facções do crime organizado no Rio de Janeiro – que são a Bolivia, Colombia e Paraguai.


Via Direta

*** O mês de setembro marcou recorde de queimadas em Rondônia, Mato Grosso, Amazonas, Pará e Tocantins *** Com outubro rolando e o inicio das chuvas em algumas regiões do Norte o pior do fogaréo já passou *** A imobiliária Cred-Casa inicia seu feirão de imoveis com boas promoções para seus clientes. Confiram *** Alguns vereadores de Porto Velho esteão peocupados com os predadores da temporada insuflando a população contra eles *** O comércio dos ambulantes cria asas na capital, seja no centro histórico ou até mesmo nos bairros *** Marmitex de R$ 5,00 é uma das ofertas vigentes no pedaço, como lojas de roupas com preço abaixo de R$ 10,00.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)