Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os conflitos territoriais na Amazônia – Por Carlos Sperança


Os conflitos territoriais na Amazônia – Por Carlos Sperança - Gente de Opinião
VÍDEO - CLIQUE E REVEJA:
(Prêmio Esso Jornalismo da Record)
A maior castanheira da Amazônia,
Irmã Dorothy e Denúncias da
Amazônia

 
Conflitos territoriais

Desde os idos de 1985, quando da disputa da região da Ponta do Abunã com o Estado do Acre, cujo litígio se prolongou por mais de uma década, que o Estado de Rondônia – que levou a melhor sobre os acrianos - não discute problemas territoriais com os vizinhos. A bem da verdade, uma pequena pendenga com o Mato Grosso foi resolvida, também a favor de Rondônia, recentemente, numa minúscula área, que tinha virado terra de ninguém lá pelas bandas de Vilhena.

Gente de Opinião

Uma audiência na Assembléia Legislativa, durante a semana, evidenciou as diferenças litigiosas com o vizinho Amazonas. A questão está centrada no mapa, com linhas que serpenteiam até Humaitá ao longo da BR 319. Neste trecho da estrada, quem vai ao Amazonas sai e entra em território rondoniense várias vezes e com isto muitas comunidades pertencentes aos municípios amazonenses de Canutama e Humaitá, até pela distância, buscam atendimentos em saúde, recuperação de estradas vicinais etc - em Rondônia.

Sem socorro de Manaus, que é distante e inacessível no inverno amazônico, muitas comunidades amazonenses gostariam de ser inseridas no mapa rondoniense. É o ponto de partida para o conflito territorial, que pode estender nossas divisas e até definir competências e contrapartidas.


 



 

Um penico

Recebendo nova leva de presos de extrema periculosidade, a Penitenciária Federal de Porto Velho vai se tornando curva de rio, acolhendo entulhos e um baita penico para as tensões sociais do Rio de Janeiro e grandes centros do sul maravilha. O grande problema de Rondônia em aceitar as imposições do Ministério da Justiça e do Departamento Penitenciário é que no rastro dos facínoras vem junto um monte de comparsas.
 

Tapas e beijos

Os conflitos territoriais na Amazônia – Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoDepois de um breve período em paz, o PSDC voltou a explodir como um vulcão. O partido que já perdeu a deputada Glaucione Nery (Cacoal) para o PMDB na recente janela partidária, poderá perder também Ezequiel Junior (Machadinho do Oeste), insatisfeito com os caciques Edgar do Boi e Neodi Oliveira que querem influenciar no seu mandato e inclusive nas indicações de cargos.
 

Sozinho na raia

Gente de OpiniãoPor enquanto se vê movimentações apenas do pré-candidato Willians Pimentel já em ritmo de campanha a prefeito em Porto Velho fazendo reuniões acompanhadas de assessoria de imprensa e tudo. Os demais postulantes cogitados na temporada ainda esperam definições lá de cima ou acomodações locais. O ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), por exemplo, espera a volta de Dilma e por aí vai.


 

Eleições 2016

Gente de OpiniãoSe a Frente de Esquerda não se acertar, o PSOL vai de candidatura própria para o pleito de outubro na capital. O empresário Pimenta de Rondônia, que disputou o governo do estado na eleição de 2014 já tem apoio da maioria dos dirigentes para ter o nome homologado nas convenções de julho. Composições com outros partidos serão estudadas para a indicação do vice.
 

O maior desafio

Os conflitos territoriais na Amazônia – Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

É esperada com muita expectativa a audiência pública convocada pela prefeitura de Porto Velho para tratar a situação dos transportes coletivos em Porto Velho na próxima semana. O maior desafio da municipalidade será ajustar os interesses conflitantes dos usuários e dos estudantes em pé de guerra com as empresas permissionárias que já operam o sistema.


 

Via Direta

 *** A falta de água já afeta a população dos bairros periféricos, invasões e ocupações consolidadas de Porto Velho. È mais um ano de sofrimento *** Causa terror a epidemia de câncer que assola todo Brasil. Rondônia é um dos estados mais atingidos *** A doença é democrática, ataca ricos e pobres e também as celebridades políticas e artísticas *** Aumenta o desemprego na capital rondoniense nas lojas de materiais de construção, lojas e restaurantes.   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)