Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

OS FAVORITOS - Por Carlos Sperança


Portas escancaradas

Durante a semana a Assembleia Legislativa de Rondônia abordou a situação de violência que vivencia a região da fronteira com a Bolívia, atingindo municípios como Guajará Mirim, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste, Cabixi e tantas outras localidades. O representante da região, o deputado Neilson (PMN) fez uma exposição da situação na região que padece com a falta de policiamento, fiscalização e ações efetivas da Policia Federal e da Marinha no combate ao contrabando, descaminho, prostituição, furtos e roubos, além do tráfico de drogas e contrabando de armas.

Os moradores da região de fronteira reclamam que as divisas com o pais vizinho estão abandonadas e por ali Rondônia se transformou em terra sem lei. Nos últimos anos pouco foi feito pelas autoridades estaduais e federais para reduzir a criminalidade no Vale do Guaporé.

Com uma fronteira com 1.342 quilômetros com a Bolívia, que é um dos países maiores produtores de cocaína do mundo, o Brasil esta com as portas escancaradas para o crime organizado principalmente para o narcotráfico que abastece drogas e armas pesadas aos traficantes dos grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro e São Paulo.


As especulações

As especulações em torno de nomes para a futura gestão do prefeito Hildon Chaves (PSDB) continuam a ocasionando confusão e já causam defesas e criticas apaixonadas nos círculos políticos locais. Numa cidade dividida politicamente como Porto Velho, até a indicação de inspetores de quarteirão causam tumulto e assim Hildon vai vendo como a banda toca por aqui.

 

Os favoritos

OS FAVORITOS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Com o senador Valdir Raupp em baixa pelo envolvimento com a Operação Lava Jato, largam como possíveis favoritos para as duas cadeiras em disputa ao Senado em 2018, o atual governador Confúcio Moura (PMDB) e o ex-senador Expedito Junior (PSDB). Mas no meio do caminho, podem aparecer predadores, uma rotina nas eleições ao Senado.

Retrospecto I

Temos um retrospecto de favoritismo quebrado ao Senado desde 1982, quando o grande Bengala levou a pior com o trio apoiado pelo governador Teixeirão, Odacir Soares, Galvão Modesto e Claudionor Roriz. Em 1986, Chiquilito Erse tombou diante de Ronaldo Aragão e Olavo Pires; Em 90, o favorito Chagas Neto sucumbiu a Odacir Soares. Em 1994, Amir Lando, tubulou frente a Amorim.

Retrospecto II

Quem não lembra que em 1998, Amir Lando abandonado pelo então governador Valdir Raupp, tomou a cadeira de Odacir Soares? Em 2002, com a onda vermelha, Expedito Junior acabou sendo surpreendido por Fátima Cleide (PT). No momento, em que os candidatos ao Senado começam a se alvoroçar, é bom ficar de olho nos azarões. Temos um histórico deles...

O extermínio

Conforme o site Rondônia ao vivo, o extermínio das espécies de peixes nativos no Rio Madeira e a falta de apoio oficial para suporte técnico estão levando os pescadores profissionais da região de Porto Velho a sua pior crise nos últimos anos. O presidente da Colônia de Pescadores Valter Canuto se queixa ainda do pagamento do auxílio-defeso foi suspenso pelo governo federal.
 

Via Direta

***Até agora nenhum nome do novo corpo de secretários do prefeito eleito de Porto Velho Hildon Chaves foi confirmado *** Trocando em miúdos, tudo o que foi noticiado até agora não passou de especulações *** Com a temporada de chuvas aumentam as crateras pelas ruas e avenidas da capital ***Uma equipe de plantão foi montada pelo prefeito Nazif para atender as reclamações tão comuns nesta época do ano.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)