Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os grandes vencedores - Por Carlos Sperança


Os favoritos tombando

Rondônia vai mantendo a tradição de grandes viradas e com seus favoritos tombando na disputa ao Senado e ao governo do estado. Depois de Ivo Cassol (PP) e Acir Gurgacz (PDT ficarem ao meio do caminho ao longo da campanha, o pleito deste domingo também levou ao chão Maurão de Carvalho (MDB), com o eleitorado remetendo o coronel Marcos Rocha (PSL) para o segundo turno contra Expedito Junior (PSDB), sendo este, largando na ponteira.

Arrisco a experiência dos meus tantos anos de articulista político para prenunciar a queda do último favorito, Expedito Junior, no segundo turno. Sua rejeição é enorme em todo o estado, tem um teto de menos de 32 por cento e um passado de ficha suja pela compra de votos e de negócios de milhões, com sucessivos governos de Rondônia. É o caboclo mamadô. É o chamado político tradicional - e cavalo paraguaio reincidente em antigas jornadas.

Já o coronel Marcos Rocha (PSL), chega chegando com credibilidade, virá para o segundo turno com o apoio do  presidenciável fenômeno Jair Bolsonaro e o respaldo de quase todas as alianças partidárias de boa procedência.


Os grandes vencedores

Os grandes vencedores - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Quero citar como os grandes vencedores da peleja 2018, além do coronel Marcos Rocha (PSL) que barrou Maurão, três casos especiais: Primeiramente, Marcos Rogério (DEM), ao Senado, que além de vencer o canibalismo da região central, numa parada dura com Jesualdo Pires (PSB) e Carlos Magno (PP), acabou sendo o senador mais votado do estado inclusive desbancando o favorito para a maior votação, o ex-governador Confúcio Moura.

O segundo caso, de grande vencedor, é Leo Moraes (Podemos) que também venceu um duro processo de canibalismo na capital, derrotando Mariana Carvalho (PSDB) e Mauro Nazif (PSB), se tornando o deputado federal mais votado e um terrível predador para o atual prefeito HIldon Chaves (PSDB) para as eleições municipais de 2020. Só más noticias para os tucanos.

O terceiro caso, de grande vencedor, é do deputado Lebrão, o mais votado a Assembleia Legislativa do Estado. Ele tem um trabalho consolidado em todo o interior. Sua votação, além da sua base, em São Francisco e na região da 429, foi expandida para a capital e toda a ponta do Abunã.
 

A tragédia anunciada

Os grandes vencedores - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Durante toda a campanha 2018 alertei para o clima anti-Raupp em Rondônia, puxando as campanhas do candidato ao governo Maurão de Carvalho (MDB) e do seu parceiro ao Senado Confúcio Moura (MDB) para baixo. Foram duas jornadas contaminadas pelos Raupps, sendo que Maurão acabou naufragando e Confúcio, o grande favorito ao Senado quase acabou derrotado para o bolsonarista Bagatolli.

Com o estigma da Lava a Jato e até de ter sabotado a construção hospital do Câncer da Amazônia, os Raupps (Valdir e Marinha) foram desgastados para as urnas. Conseguiram até remendar o imboglio com o Hospital da Amazônia, mas as seguidas manchetes da imprensa nacional sobre o envolvimento do clã em situações espúrias ficaram bem marcadas e o resultado foi à queda de mais dois grandes favoritos da temporada. Marinha a Câmara dos Deputados e Valdir Raupp ao Senado.

Ao mesmo tempo, não posso deixar de destacar ainda o avanço da bancada feminina na Câmara dos Deputados. Pela primeira vez, teremos três deputadas federais, além de Mariana Carvalho, as novatas Jaqueline Cassol (PP) e Silvia Cristina (PDT).

Os grandes vencedores - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)