Quinta-feira, 18 de maio de 2017 - 05h01
A reforma e a janela
Relatório – ainda parcial e existe falta de consenso - da reforma política divulgada pela Câmara dos Deputados autoriza a propaganda eleitoral paga na internet e via telemarketing a partir de 1º de agosto do ano da eleição. O texto aprovado permite candidatura simultânea para dois cargos – deputado e presidente da República, por exemplo - e prevêem regras para a pré-campanha, filiação partidária e pesquisas eleitorais.
O relatório, sob exame antes de subir a plenário, tem alterações. Hoje a legislação permite a propaganda na rede a partir de 16 de agosto, mas veda a publicidade por esse meio. Pelo texto na Comissão Especial a Reforma Política, a propaganda paga na internet deverá obedecer ao limite de 5 por cento do teto de gastos para o respectivo cargo.
A proposta também vai abrir uma nova janela partidária em dezembro deste ano para a troca de partidos, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição de recursos públicos de financiamento partidário e eleitoral de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.
A urgência
A Comissão de Obras e Transportes da Assembléia Legislativa vai cobrar durante a audiência pública da Comissão de Infraestrura do Senado neste final de semana em Vilhena o regime de urgência para a recuperação da rodovia 364. O organismo presidido pelo deputado Só na Bença (PMDB-Pimenta Bueno) também reclama da precariedade de toda malha viária rondoniense que tem causado inúmeros acidentes fatais.
Onda sistemática
Depois de diligências no Vale do Jamari, o MPF e o MP-RO constatou que ocorre onda sistemática de invasões de terras em Rondônia orquestrada e criminosa, fomentada por agentes políticos, fazendeiros, empresários, servidores públicos e ligas camponesas. Atualmente a maior parte das invasões ocorre na parte Oeste da Floresta Bom Futuro geando clima de tensão na região d e Alto Paraíso.
Porca miséria!
Se a sucessão presidencial se resumir a Lula, Luciano Hulk, Caiado, Dória, Aécio, Alckmin, Bolsonaro, Ciro Gomes e Marina Silva, o brasileiro chegará às eleições de 2018 com opções pobres e miseráveis. Vamos ver o que sobra neste cenário devastador da Lava Jato, mas as opções citadas até agora são miseráveis com tantas lideranças e partidos desmoralizados.
A superlotação
As tantas tragédias fluviais ocorridas pelos rios da Amazônia nos últimos anos não serviram de exemplo para reduzir a constante superlotação de passageiros e excesso de cargas nas embarcações. O problema é constatado tanto em Porto Velho, como nos portos do Amazonas e do Pará, estados que dependem muito do transporte fluvial de mercadorias e onde ocorre a maioria dos acidentes.
Os predadores
Os desentendimentos entre deputados estaduais e vereadores da capital têm razão de ser e serão mais constantes partir de agora. Ocorre que vários vereadores tem se destacado e já são considerados nomes fortes para galgar cadeiras na Assembléia Legislativa no ano que vem, entre eles, Alex Palitot e Mauricio Carvalho (PSDB), Elis Regina (PC do B), Zequinha Araújo (PMDB) e Edizio Fernandes (PRB).
Via Direta
*** O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif comemora 9,5 de nota do Portal Transparência sobre sua administração *** De fato, em sua gestão teve lambanças, mas não trampolinagens com recursos públicos *** Trocando de saco para mala: o governador Confúcio Moura procura tripulantes voluntários para sua máquina do tempo, aquela do teletransporte *** Quem se habilita? A engenhoca por enquanto só leva o passageiro, mas ainda não sabe trazer de volta...
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu