Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os presidenciáveis não têm propostas efetivas para os problemas específicos da região amazônica - Por Carlos Sperança


Os presidenciáveis não têm propostas efetivas para os problemas específicos da região amazônica - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

...E a vaca tossiu

O fator mais preocupante das eleições presidenciais não é a impossibilidade legal da candidatura de Lula, mas a fulanização que isso acarreta: os partidos pensam apenas no fulano e nos minutos que terá na TV, no máximo em um vice que não o traia. Não existem projetos para a nação além das peças publicitárias fulanizadas paridas pelos marqueteiros.

Em desastre anunciado, os brasileiros elegerão um presidente com elevadíssima rejeição e um Congresso indiferente à perniciosa tradição de candidatos que escondem suas verdadeiras intenções. Ao assumir, Collor sequestrou a poupança, FHC disse para esquecerem o que escreveu, Lula entregou o governo a Palocci e Meirelles, com Dilma a vaca tossiu.

As lideranças amazônicas se queixam que os presidenciáveis não têm propostas efetivas para os problemas específicos da região, a começar pela insegurança de uma vizinhança tóxica, que ao aposentar as guerrilhas sem abolir o populismo se vê ameaçada pela pobreza e a criminalidade. 

Já que, segundo Aristóteles, a natureza abomina o vácuo, o vazio de propostas dos presidenciáveis para a Amazônia é preenchido pelo banditismo. Como diria o mais rejeitado e ainda assim o preferido entre eles, nunca antes na história da Amazônia houve tanta biopirataria.
 


Planos de governo


Com a homologação dos sete candidatos ao governo de Rondônia espera-se agora a apresentação dos seus respectivos planos de governo. Sabe-se que os formadores de opinião, sempre com grande influência nas eleições, dão muito valor para este quesito. O horário eleitoral (argh!) deverá trazer as prioridades dos candidatos nesta temporada.

A nominata

A nominata para a Câmara dos Deputados da aliança PSDB/DEM/PRB/PSD traz um “grupo da morte”. São três deputados federais – Mariana, Expedito Neto e Lindomar Garçon – para presumíveis duas cadeiras, já que os demais candidatos desta composição têm fraca densidade eleitoral, exceto o vice-prefeito de Ariquemes Lucas Follador.
 
Vices definidos

Os três principais blocos definiram seus vices no final de semana. Acir Gurgacz, com o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos; Expedito Junior com o vereador Mauricio Carvalho Fernandes, Maurão de  Carvalho  hesitava entre Jaime Gazola e uma lista tríplice. A composição dos vices e suplentes ao Senado indicam uma disputa entre as faculdades Fimca x São Lucas.

A constituição

Na segunda-feira a Constituição de Rondônia completou 35 anos. Um trabalho de fundo, tendo na presidência da Casa de leis naquela época José de Abreu Bianco, que depois se tornou governador e Amizael Gomes da Silva (já falecido) e Amir Lando como protagonistas. A promulgação ocorreu no ginásio Claudio Coutinho, numa cerimônia que entrou na história de Rondônia.

Bicadas no ninho

As nominatas para a Assembléia Legislativa do PSDB e partidos alinhados não aceitaram o vereador Mauricio Carvalho - e toda a estrutura  da FIMCA - para disputar cadeira à Assembléia Legislativa. Rifado da lista, ao apagar das luzes, foi acomodado como postulante a vice-governador, jogando-se Edésio Fernandes (PRB) para disputar uma cadeira ao Senado.
 

Via Direta

*** Não foi em público, como ocorreu no MDB, mas nos tucanos também rolaram entreveros por conta da definição de nominatas a cargos proporcionais *** Irma Fogaça, aliada do Maurão, foi homologada candidata a Assembléia Legislativa pelo PHS em aliança com o PC do B, de Hermínio Coelho *** Irma e Maurão estarão na mesma aliança *** O milheiro de tijolos já está quase R$ 400,00 neste verão na capital. No inverno o preço era mais acessível, encontrado até R$ 250,00.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)