Segunda-feira, 27 de agosto de 2018 - 21h53
Vale a qualidade
Muito natural a programação de fala do consagrado pesquisador estadunidense Thomas Lovejoy abrindo a oficina “As dimensões científicas, sociais e econômicas do desenvolvimento da Amazônia”, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), evento organizado em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Wilson Center.
Nem só pelo pioneirismo no emprego de conceitos hoje utilizados largamente, como “biodiversidade” e suas variações, só o fato de ter estado pela primeira vez na região em 1965 e conhecê-la bem melhor do que muitos brasileiros nascidos antes e depois desse ano, o que falta em muitos candidatos a todos os postos eletivos no pleito deste ano sobra nesse cientista: conhecimento do terreno e fartura de propostas resolutivas.
Há um nacionalismo tacanho que rejeita os ambientalistas estrangeiros como se fossem oportunistas gananciosos e inimigos da Pátria, quando, noves fora, é o nacionalismo arrogante que trai a região ao desqualificar os conceitos, a importância e a contribuição teórica e prática de quem se dedica à pesquisa, elementos Lovejoy encarna como ninguém. Para ele, a Amazônia é a maior biblioteca de diversidade natural do mundo.
As formiguinhas
Nos primeiros dias de formiguinhas nas ruas, na atual campanha eleitoral, as candidatas Mariana Carvalho (PSDB) e Marinha Raupp (MDB) arrebentaram a boca do balão nos principais cruzamentos da cidade com dezenas delas agitando bandeirinhas. Numa cidade com elevada taxa de desemprego a atividade veio a calhar.
Barriga de aluguel
A mulherada da capital não está nada satisfeita com o Partido das Mulheres, usado como barriga de aluguel pelos homens para a disputa dos cargos eletivos em Rondônia. Tanto o representante ao governo, como seu vive e o candidato ao Senado são homens. É muita desfaçatez. Não usaram nem o cargo de vice para disfarçar a coisa. A chiadeira é grande.
Baita vice
Passados os primeiros dias de campanha estou convencido que o ex-presidente da Assembleia Legislativa Neodi Carlos (PSDC) foi uma excelente opção como escolha de vice. Dos nomes que eu conheço é o que mais agrega ao seu candidato ao governo Acir Gurgacz (PDT). Com baita sensibilidade política e cumprindo agendas cheias, encorpou muito a campanha da sua aliança.
A interiorização
Numa jornada onde já tem algumas zebras trotando, ter redutos também no interior do estado pode fazer a diferença na peleja das oito cadeiras a Câmara dos Deputados entre os candidatos da capital. Neste sentido Mauro Nazif (PSB) e Mariana Carvalho (PSDB) podem até perder a parada para Léo Moraes (Podemos) em Porto Velho, mas levam boa vantagem no confronto com Leo no interior.
Imagine Rondônia
Rondônia nunca mais teve a qualidade da sua primeira legislatura na Assembleia Legislativa, de onde saíram governadores e senadores graças ao prestígio conquistado. Eu fico sonhando em resgatar a combatividade e a credibilidade em nosso Parlamento estadual nas eleições de outubro onde as vacas de presépio têm feito morada nas últimas décadas.
Via Direta
*** Nesta eleição de outubro, caro leitor, diga não ao crime organizado *** Veja também a relação dos saqueadores do Beron, muitos deles estão disputando cargos eletivos, com a mesma cara de pau de sempre *** Já temos algumas zebras trotando pelo estado afora *** Silvia Cristina, a federal, cresce bem na região central. Na capital Aluízio Vidal vai ocupando o meio de campo na disputa ao Senado. Fazer o dever de casa é preciso.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri