Sábado, 5 de agosto de 2017 - 21h35
As polícias penais
Finalmente o Congresso Nacional abriu as discussões em torno da Proposta de Emenda a Constituição que transforma a carreira dos agentes penitenciários em uma carreira policial, uma reivindicação antiga da categoria apresentada no Senado. A proposta institui as Polícias Penais estaduais e deverá passar ainda por quatro sessões antes de subir a plenário para votação.
O projeto, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), acrescenta essas polícias ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública e determina como competência dessas novas instâncias a segurança dos estabelecimentos penais e a escolta de presos. A intenção do autor, além de igualar os direitos dos agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta dos presos.
Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça a proposta teve um substitutivo do relator Hélio José (PMDB-DF), trocando a expressão “Policia Penitenciária” para “Polícia Penal”. As polícias penais serão formadas pelos atuais agentes penitenciários e por novos servidores admitidos em concurso publico.
PDT na frente
Numa crescente na região Amazônica o comando nacional do PDT estima eleger dois governadores. Um no Estado do Amazonas, nas eleições suplementares deste domingo, com a candidatura do ex-governador Amazônico Mendes e outro em Rondônia, com o senador Acir Gurgacz nas eleições do ano que vem. Recentemente o presidente nacional Carlos Lupi também esteve no Acre prospectando candidaturas ao Senado e ao governo.
Passo de tartaruga
A passo de tartaruga segue a construção da ponte sobre o Rio Madeira na altura do Abunã onde a travessia em vista da estiagem tem causado filas quilométricas de caminhões e ameaçando o abastecimento do vizinho estado do Acre. Se o DNIT não acelerar as obras – afinal aquela ponte é considerada prioridade pelo ministério dos Transportes - teremos no ano que vem mais problemas durante o período de seca.
Onça faz história
Ela é acusada de devorar um caçador na região de Candeias do Jamari, mas até agora não se sabe se foi ela mesmo que destroçou a vítima, mas desconfio que ela pode ser neta daquela onça de Vilhena que teria saboreado um passageiro da Eucatur na década de 80 quando ele fazia suas necessidades fisiológicas no mato. Naquele caso, no entanto, dias depois o passageiro apareceu vivinho da silva. No caso atual o caçador esta mortinho da silva!
Crime organizado
Li por aí que o governo brasileiro esta preocupado com a infiltração do crime organizado nas eleições de 2018. Ora, o crime organizado manda no Brasil há muito tempo, com os presidentes, governadores e prefeitos recebendo propinas a rodo em negociatas. Vários governantes foram pau mandado da Odebrecht e da JBS. A coisa já vem de longe, com tucanos, petistas e peemedebistas se confraternizando e saqueando o erário.
Os predadores
Os vereadores de Porto Velho Mauricio Carvalho, Elis Regina e Aleks Palitot são prováveis candidatos a deputado estadual e já trabalham firme para se eleger. Eles têm sido encontrados tanto nos bairros mais populosos das zonas Leste e Sul, como na zona ribeirinha. A cada eleição a deputado, a Câmara de Vereadores da capital emplaca de dois a três deputados e por isto os parlamentares atuais já devem estar de barba de molho.
Via Direta
*** Os cinco deputados rondonienses que votaram a favor da permanência do presidente Michel Temer no Planalto estão sendo xingados nas ruas e nas redes sociais *** A coisa pode até comprometer a reeleição dos vacilões. O povo está revoltado *** A estiagem veio para valer e até a travessia do Abunã se transformou num sacrifício pra os caminhões de cargas que abastecem o Acre *** O negócio é apresar a conclusão da ponte para evitar o problema no ano que vem.
Reportagem realizada em agosto de 2017 pela SICTV
REVEJA REPORTAGEM REALIZADA EM 2010 PELO OPINIÃOTV
.
A disputa pelas cadeiras a Câmara dos Deputados em Rondônia vai ficar bem congestionada em 2026
Diálogos Amazônicos É natural que se espere muito da nova edição dos Diálogos Amazônicos, webinar da Fundação Getúlio Vargas por sua Escola de Econ
Os comandos do PSD e do União Brasil estão sob ataque em Rondônia
A grande armaO combate às diversas modalidades de crimes ambientais, além de ser dificultado pelas condições geográficas peculiares das áreas atacad
Seguem enroladas, entre idas e vindas as fusões projetadas pelo PSDB
Tecnologia antigaCom o desenvolvimento geral da ciência a arqueologia também vem trazendo “novidades” sobre os tempos mais remotos, cujos vestígios
Localidades rondonienses sonham com a autonomia
Quatro eixosTeve a melhor repercussão em todo o país a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva com l