Sábado, 5 de agosto de 2017 - 21h35
As polícias penais
Finalmente o Congresso Nacional abriu as discussões em torno da Proposta de Emenda a Constituição que transforma a carreira dos agentes penitenciários em uma carreira policial, uma reivindicação antiga da categoria apresentada no Senado. A proposta institui as Polícias Penais estaduais e deverá passar ainda por quatro sessões antes de subir a plenário para votação.
O projeto, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), acrescenta essas polícias ao rol dos órgãos do sistema de segurança pública e determina como competência dessas novas instâncias a segurança dos estabelecimentos penais e a escolta de presos. A intenção do autor, além de igualar os direitos dos agentes penitenciários e policiais, é liberar as polícias civis e militares das atividades de guarda e escolta dos presos.
Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça a proposta teve um substitutivo do relator Hélio José (PMDB-DF), trocando a expressão “Policia Penitenciária” para “Polícia Penal”. As polícias penais serão formadas pelos atuais agentes penitenciários e por novos servidores admitidos em concurso publico.
PDT na frente
Numa crescente na região Amazônica o comando nacional do PDT estima eleger dois governadores. Um no Estado do Amazonas, nas eleições suplementares deste domingo, com a candidatura do ex-governador Amazônico Mendes e outro em Rondônia, com o senador Acir Gurgacz nas eleições do ano que vem. Recentemente o presidente nacional Carlos Lupi também esteve no Acre prospectando candidaturas ao Senado e ao governo.
Passo de tartaruga
A passo de tartaruga segue a construção da ponte sobre o Rio Madeira na altura do Abunã onde a travessia em vista da estiagem tem causado filas quilométricas de caminhões e ameaçando o abastecimento do vizinho estado do Acre. Se o DNIT não acelerar as obras – afinal aquela ponte é considerada prioridade pelo ministério dos Transportes - teremos no ano que vem mais problemas durante o período de seca.
Onça faz história
Ela é acusada de devorar um caçador na região de Candeias do Jamari, mas até agora não se sabe se foi ela mesmo que destroçou a vítima, mas desconfio que ela pode ser neta daquela onça de Vilhena que teria saboreado um passageiro da Eucatur na década de 80 quando ele fazia suas necessidades fisiológicas no mato. Naquele caso, no entanto, dias depois o passageiro apareceu vivinho da silva. No caso atual o caçador esta mortinho da silva!
Crime organizado
Li por aí que o governo brasileiro esta preocupado com a infiltração do crime organizado nas eleições de 2018. Ora, o crime organizado manda no Brasil há muito tempo, com os presidentes, governadores e prefeitos recebendo propinas a rodo em negociatas. Vários governantes foram pau mandado da Odebrecht e da JBS. A coisa já vem de longe, com tucanos, petistas e peemedebistas se confraternizando e saqueando o erário.
Os predadores
Os vereadores de Porto Velho Mauricio Carvalho, Elis Regina e Aleks Palitot são prováveis candidatos a deputado estadual e já trabalham firme para se eleger. Eles têm sido encontrados tanto nos bairros mais populosos das zonas Leste e Sul, como na zona ribeirinha. A cada eleição a deputado, a Câmara de Vereadores da capital emplaca de dois a três deputados e por isto os parlamentares atuais já devem estar de barba de molho.
Via Direta
*** Os cinco deputados rondonienses que votaram a favor da permanência do presidente Michel Temer no Planalto estão sendo xingados nas ruas e nas redes sociais *** A coisa pode até comprometer a reeleição dos vacilões. O povo está revoltado *** A estiagem veio para valer e até a travessia do Abunã se transformou num sacrifício pra os caminhões de cargas que abastecem o Acre *** O negócio é apresar a conclusão da ponte para evitar o problema no ano que vem.
Reportagem realizada em agosto de 2017 pela SICTV
REVEJA REPORTAGEM REALIZADA EM 2010 PELO OPINIÃOTV
.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu