Domingo, 16 de outubro de 2016 - 00h01
A cabeça de Camaz
Ao final de 1980, as lideranças do Território Federal de Rondônia queriam a cabeça do delegado federal do IBGE Glaber Camaz Magalhães, um técnico de elevado gabarito e que por ser honesto nas suas pesquisas demográficas não agradava a classe política. Tudo porque no recenseamento de 1980 ele contabilizava apenas 501.000 almas, enquanto que nas estimativas dos políticos o território, que brigava para ser estado, já beirava uns 700 mi habitantes.
As pressões para que Camaz alterasse seus boletins para Brasília eram enormes, mas ao final prevaleceram os dados técnicos. Sempre que cidades tem elevado crescimento em Rondônia é a mesma chateação contra o IBGE. Na década de 90 um jornal local chegou a noticiar que Porto Velho contava com 700 mil habitantes, enquanto que no órgão censitário a contabilidade não chegava ainda a 300 mil.
O que causava tantas polêmicas era o intenso fluxo migratório. Ji-Paraná bateu recorde nacional de crescimento demográfico ao final da década de 80, Porto Velho alcançaria o mesmo recorde na década de 90. Outros recordistas rondonienses foram Rolim de Moura, Machadinho do Oeste e mais recentemente Buritis - e nestes municípios é sempre a mesma briga por estimativas maiores.
A definição
Os Democratas, que indicaram o vice de Léo Moraes no primeiro turno, depois de se reunirem e examinarem o cenário em Porto Velho para a segunda etapa se bandearam para o tucano Hildon Chaves. É um indicativo forte de debandada na reta final a eleição no próximo dia 30. A onda azul da passarada atropela o candidato trabalhista.
Fezes pululando
Mais uma vez o município de Porto Velho foi penalizado pelas maracutaias dos políticos. A auditoria do Tribunal de Contas da União –TCU identificou sobrepreço de R$ 205 milhões nas obras de saneamento da capital (idos Cassol/sobrinho) e com isto, por medida cautelar o Ministério das Cidades e a CEF serão impedidos de liberar recursos para as obras do sistema sanitário. As fezes vão continuar pululando pelas ruas e avenidas...
Eleições 2016
Com todo cuidado, Léo Moraes, candidato a prefeito do PTB que alcançou com méritos vaga no segundo turno em Porto Velho, escondeu o apoio do senador Ivo Cassol (PP) do seu palanque durante meses. Mas Ivo não se aguentou e em pronunciamento no Senado anunciou que apoia seu afilhado político. E desde então a coisa desandou de vez. Ivo funciona como um pé de coelho às avessas na capital.
Corrida à Brasília
Na semana que se inicia teremos uma corrida de prefeitos eleitos à Brasília visando buscar recursos oriundos das emendas parlamentares dos deputados federais e senadores. Ocorre que o prazo da apresentação das emendas para o orçamento da União para o exercício de 2017 está exíguo e deverá ser encerrado na próxima quinta-feira. Daí, a necessidade dos novos alcaides se apressarem.
As alternativas
Pelo sim e pelo não, o PMDB esta traçando sua estratégia para o lançamento de uma candidatura competitiva ao Senado em 2018. Caso o atual senador Valdir Raupp seja impedido de concorrer à reeleição, entrará no páreo o governador Confúcio Moura, que desta forma terá que se desincompatibilizar do cargo. Seja qual a alternativa, o PMDB acredita que emplaca um senador e a oposição outro.
Via Direta
***Recebi na redação do Diário a visita do vereador eleito Alex Palitot (PTB) e constatei pessoalmente que ele tem uma boa plataforma de trabalho *** O fortalecimento do Distrito Industrial será uma de suas bandeiras de luta *** Ao final do mandato do prefeito Mauro Nazif (PSB) ele anuncia que fará questão de entregar a casa arrumada e a capital quase que totalmente iluminada *** Rendendo muito, o garimpo do Rio Madeira desperta a cobiça dos políticos. E haja contaminação com mercúrio.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri