Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Plano para Amazônia - Com desprezo - A reeleição de Hildon - Tentáculos tucanos


Plano para Amazônia - Com desprezo - A reeleição de Hildon - Tentáculos tucanos - Gente de Opinião

Plano para Amazônia

 Os avisos de que os eleitos em 2018 precisam dar fim à campanha e assumir suas responsabilidades como governantes e parlamentares é corretos. Manter a polarização insultante de uma campanha sem debates respeitosos dará no fruto amargo das reformas adiadas.

Governantes precisam ter noção de que governam para todos e não para redes sociais. Parlamentares devem conciliar seus deveres partidários com o respeito aos cidadãos que anseiam por mudanças. Não se pode adiar o debate sério. É hora de cada um dar de si o que tem de melhor.

Uma ótima oportunidade para isso é a consulta pública virtual aberta pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) que desde ontem acolhe a participação da sociedade para a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia.

Juntando esforços da Sudam, Ministério de Desenvolvimento Regional, demais entes federais presentes na Amazônia Legal e governos estaduais, o PRDA vai projetar ações a ser desenvolvidas no quadriênio 2020–2023. Por mais que o documento final esteja fadado a ser um calhamaço técnico, seu conteúdo é tão importante quanto o pênalti que segundo Neném Prancha deveria ser cobrado pelo presidente do clube. Nesta consulta pública, todo amazônida pode ser um “presidente”.

.........................................................

Com desprezo

Tenho conversado com alguns deputados estaduais e federais que não se relegeram e constatei que alguns deles ainda estão deprimidos com os resultados das urnas em outubro passado. A situação se agrava em algumas situações, pois os barrados nas urnas são tratados com desprezo. Em ocorrências passadas já vi funcionário da Assembléia Legislativa virar a cara e até cuspir do  lado ao se deparar nos corredores com parlamentar derrotado.

A reeleição

Com vários problemas resolvidos nos últimos dias, entre eles a aquisição da massa asfaltica que retardava a operação tapa-buracos, o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB) começa o verão otimista com seu projeto de reeleição. No campo político se monta uma poderosa coalizão liderada pelo PSDB/PR/PRB/PSD, noutro viès, as obras vão deslanchar com o sol a pino.

O marketing

Vejam só: com o setor de imprensa evoluindo, e numa sintonia melhor entre a comunicação e o marketing, o prefeito luta como um leão contra ferozes opositores interessados em escorraçá-lo do Paço Tancredo Neves nas eleições do ano que vem. Já dá para constatar um novo ânimo no alcaide tucano. Deve ter boa cartas na manga e já esta usando as redes sociais com eficiência.

Tentáculos tucanos

E por falar nos tucanos, eles estão se armando até os dentes para conquistar a prefeitura de Ji-Paraná no ano que vem. O ex-senador Expedito Junior e o prefeito da capital Hildon Chaves deverão apoiar o projeto do deputado Laerte Gomes, atual presidente da Assembléia Legislativa para o Palácio Urupá, a sede do governo municipal da capital da BR.

Vale do Jamari

Constatato que o Vale do Jamari é a região mais prejudicada pelo rigor do inverno amazonico – a nossa estação das chuvas que esta chegando ao fim - nesta temporada em Rondônia. Nunca, na história da região polarizada por Ariquemes – conhecida como Confucionópolis - foi tão afetada com queda de pontes, rodovias interditadas e pelas alagações causadas pela elevação dos rios e igarapés – E com tantos prejuizos.

 

Via Direta

*** Temos idas e vindas desgastantes com as seguidas paralisações dos penitenciários e dos motoristas e cobradores do sistema de transportes coletivos em Porto Velho *** Não bastasse, temos uma cidade penando com o desemprego e com os ribeirinhos mais uma vez  prejudicados pela cheia *** Candeias em Rondônia e Humaitá no Amazonas tiveram enchentes históricas neste ano ***Porto Velho, talvez com as usinas do Madeira controlando os seus vertedouros,  takvez tenha escapado de mais um grande desastre natural.  

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)