Quarta-feira, 23 de novembro de 2011 - 05h58
A desarticulação da quadrilha de parlamentares pela Polícia Federal em nosso estado ainda repercute em todo país. Em Rondônia, alguns partidos envolvidos se posicionaram. O PSDB determinou a expulsão dos seus dois representantes, O PT afastou Epifânia e apóia a operação e o Cassol (PP) condenou o bando em discurso no Senado.
Aos leões!
Na ALE-RO, depois de tramitar na CCJ, o deputados vão votar se autorizam ou não a justiça seguir o seu curso, ou seja, a prisão ou libertação do presidente Valter Araújo. A tendência auscultada é dos deputados ficarem naquele “nem que sim, nem não”. Trocado em miúdos: com esse resultado o ex-todo poderoso será atirado aos leões.
A criminalidade
Em que pese o grande trabalho para desvendar junto com a Polícia Federal as maracutaias da quadrilha parlamentar, o secretário de Segurança Marcelo Bessa terá que concentrar seus esforços agora no combate a criminalidade que aumentou muito neste final de ano em algumas regiões do estado.
Mais afetadas
As regiões mais afetadas pela criminalidade atualmente são as de Porto Velho e a do Vale do Jamari, que por coincidência são as que mais crescem demograficamente no estado. Embora as estatísticas oficiais sempre relatem avanços, melhorias etc, as queixas tem se multiplicado geometricamente.
Novo Eldorado
Rumo ao novo Eldorado, uma verdadeira leva de rondonienses está desembarcando em Altamira (PA) onde começam as obras da Usina de Belo Monte. Conversei ontem com comerciantes, engenheiros e operários de Porto Velho em fase de transferência para lá, que já mostram preocupação com a criminalidade e as demandas de saúde.
Imagem arranhada
Recebi ontem a visita do ex-deputado federal Nobel Moura, irmão do governador Confúcio Moura que demonstrou sua preocupação com a imagem rondoniense, por conta de mais um escândalo de proporções catastróficas. Nobel se dedica à medicina, abandonando a política e a vida pública. “Quero distância de confusão”, sintetiza.
Exercitando futurologia, os mentores do “Frentão” acreditam que o PMDB, PT e PDT estarão unidos desde o primeiro turno nas eleições municipais em Porto Velho. Segundo eles, mesmo as três legendas contando com pré-candidatos a prefeito próprios terão que se submeter às decisões do Palácio do Planalto.
Com pesquisas
Por falar em definição de candidatos a coalizão formada pelo PSDB/PV/PR pretende consultar as bases em prévias e através de pesquisas para a escolha do seu pré-candidato à prefeitura da capital em 2012. Deverão participar das enquetes Garçom , Miguel de Souza e a vereadora Mariana Carvalho.
Programas inovadores
A idéia de mapear as riquezas brasileiras é antiga. Antes mesmo que a família real trouxesse, em 1808, uma equipe de sábios europeus para registrar as características e potencialidades do Novo Mundo a proposta já animava pesquisadores lusitanos e espanhóis.
Com a tecnologia, e principalmente com a informática, as possibilidades aumentaram. A Petrobras conta com uma bela coleção de biomapas mostrando em detalhes a diversidade terrestre e marinha.
São infinitas e inimagináveis todas as possibilidades do desenvolvimento de softwares livres, mas apenas imaginar que eles possam contribuir no esforço coletivo para reduzir a pobreza no mundo já seria uma proposta reconfortante.
No curso do desenvolvimento dessa ideia, um de seus desdobramentos foi mapear as deficiências para facilitar seu combate e apoiar a superação da miséria. Essa foi a base do curso de geoprocessamento com software livre intitulado TerraView Política Social.
A proposta inicial foi possibilitar a produção de análises espaciais a partir de dados sociais, econômicos e demográficos, para utilização por pesquisadores e gestores públicos na busca de soluções positivas.
Em prática desde 2008, por iniciativa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), localizado em São Paulo, o treinamento é destinado a usuários não especialistas ligados principalmente à área de políticas sociais, como educação, saúde, transferência de renda e habitação.
O programa, que utiliza o software TerraView Política Social, foi desenvolvido pelo CEM em parceria com a Divisão de Processamento de Imagens (DPI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O software é um aplicativo construído a partir da biblioteca de geoprocessamento TerraLib para visualização e exploração de dados geográficos.
De acordo com Daniel Waldvogel Thomé da Silva, pesquisador do CEM e coordenador do curso, o programa possibilita que gestores públicos de muitas cidades brasileiras utilizem a ferramenta para o planejamento de políticas em áreas prioritárias.
O geoprocessamento propicia uma análise dos dados de maneira local e espacial, ou seja, é possível localizar onde os problemas realmente acontecem.
Via Direta
*** O ex-prefeito José Guedes já corre trecho em busca de apoio para se eleger vereador em 2012 *** Os pedetistas querem o ex-vereador Mário Jorge disputando a eleição a prefeito na capital *** Alguns suplentes de deputados estaduais acreditam piamente que vão assumir: já até preparam as fatiotas...