Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Por um lugar ao sol - Por Carlos Sperança


Místicos de diversas crenças relatam experiências com os chamados “milagres do sol”, ilusões de ótica em que o fiel assiste ao astro-rei dançando no céu. Ele sempre está lá e não há nada de novo debaixo dele, segundo o Eclesiastes. Ninguém o regula nem o encara, mas é parceiro de todas as horas.

Há, entretanto, coisas mais úteis para o sol fazer que enlouquecer os homens com seu brilho intenso. A maior entre as fontes de vida, o sol e a mais completa das artes – o cinema, que integra literatura, poesia, artes plásticas, música e dança – são os astros do projeto de cinema itinerante Cinesolarzinho, que promove a exibição gratuita de filmes por meio da energia solar.

A contribuição do sol ao desenvolvimento cultural amazônico e à valorização das artes é apenas uma de suas inúmeras formas de aproveitamento, como a canoa Tapiatpia, nome que designa um mitológico peixe elétrico gigante.

Alimentada por energia solar, a embarcação liga pessoas de nove assentamentos isolados e cumpre na formação do primeiro sistema fluvial comunitário solar da Amazônia uma profecia que os índios achuar receberam em sonho, ocorrência que os aproxima do milagre do sol em Fátima.

De resto, não há nada que os políticos mais anseiem, como as grandes árvores que o buscam ao se elevar em altas copas, que disparar nas pesquisas e conquistar seu lugar ao sol.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)