Quinta-feira, 21 de julho de 2016 - 21h30
Mandados de prisão
A situação da segurança pública no Brasil só tem piorado nos últimos anos. Além dos reflexos do narcotráfico na criminalidade – estima-se que 70 por cento das ocorrências tem a ver com ações dos traficantes - se descobriu recentemente que existem cerca de 400 mil mandatos de prisão que ainda não foram cumpridos no país, com toda espécie de assaltantes, ladrões, estupradores, traficantes, latrocidas, arrombadores, etc a solta.
São de fato números preocupantes principalmente porque se sabe que o País não tem vagas suficientes no sistema penitenciário para atender tamanha demanda. É o caso do estado de Rondônia que tem um expressivo déficit de vagas em seus presídios. Faltam milhares de vagas e já existe o problema de superlotação.
Em Porto Velho, por exemplo, a situação também é desoladora. Temos na capital rondoniense pelo menos 2 mil mandados de prisão não cumpridos. Para colocar no xadrez todo este contingente de detentos seria preciso usar um ginásio de esportes inteiro para atender toda a demanda de foras da lei que circulam impunemente em nossas ruas.
Ribamar firme
Ao contrário do que tem se propalado nos círculos políticos, o deputado estadual Ribamar Araujo (PR) não desistiu da sua postulação a prefeitura de Porto Velho. Abandonado pelo cacique Ivo Cassol que manda no PP (e no PR através do seu laranja Luis Claudio), Araujo estuda composições para a peleja de outubro e já articula um vice para sua chapa.
Os haitianos
Depois de alguns anos de fartura de empregos em Porto Velho, os operários haitianos que ocuparam importantes lacunas no mercado de trabalho na capital rondoniense estão indo embora de vez. Em grupos de quatro, alugam táxi a R$ 800,00 até a fronteira com o Peru de onde seguem para o Chile, o novo eldorado da América do Sul ou aos Estados Unidos, pela fronteira com o México.
As especulações
Neste período de convenções municipais as especulações aumentam. Neste cenário, o PSOL quer confirmar a candidatura do empresário Pimenta de Rondônia a prefeitura de Porto Velho especulando um vice do PSTU. No PMDB se cogita um vice do PT depois que o partido de Lula liberou coligação com o partido de Temer em alguns estados. E existem todo tipo de aliança frankstênicas em andamento.
Plano B
Como o PSDB que tem candidatos alternativos ao de Mariana Carvalho caso ela desista, o PT tem escalado como candidato a prefeito na capital o ex-prefeito Roberto Sobrinho, tendo um Plano B com o vereador Sid Orleans. Ambas as legendas não tem candidato ainda definido e tampouco os respectivos vices. Acredita-se que o vice do PT sairá do PSOL, de Pimenta de Rondônia.
Crise aumenta
Com o calote de R$ 6,7 milhões de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM no municipalismo rondoniense, os prefeitos do estado de Rondônia estão em pé de guerra. A dificuldade de fechar as contas é enorme devido à queda na arrecadação e os recursos estão cada vez mais escassos junto às esferas estaduais e federais. Até das emendas parlamentares o dinheiro esta curto.
Via Direta
*** PV, PDT e PSB estão juntos na aliança que projeta a reeleição do prefeito Mauro Nazif em Porto Velho *** Com o recesso Legislativo na ALE, os deputados estaduais vistam suas bases e as portas da casa de Leis estarão fechadas na próxima semana só funcionando o expediente interno *** Muitos vereadores da capital estão preocupados com a reeleição. O desgaste é enorme *** Candidatos prefeito e vereadores na capital que tem procurado empresários para captar recursos tem recebido as portas na cara.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu