Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Prefeitos emergentes entram na corrida sucessória em RO


Prefeitos emergentes entram na corrida sucessória em RO - Gente de Opinião

Por Carlos Sperança

Em pleno ano eleitoral o quadro sucessório do governo estadual em Rondônia esta cada vez mais indefinido e as lideranças políticas depois de terem chutado as definições para depois do carnaval, com o colapso das enchentes na capital rondoniense, já pensam em adiar a coisa para depois da Copa do Mundo.

A grande novidade em 2014 é a possibilidade da entrada de prefeitos emergentes na disputa estadual. Os mais cotados são Alex Testoni (PSD- Ouro Preto do Oeste), Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) e César Cassol (PP- Ouro Preto do Oeste). 

Ao longo da maioria das eleições, foram justamente prefeitos emergentes que galgaram o Palácio Presidente Vargas com Jerônimo Santana (86), Valdir Raupp (94), José Bianco (98), Ivo Cassol (2002) e Confúcio Moura (2010). Prefeitos de grande capilaridade eleitoral como Chiquilito Erse (Porto Velho), Marcos Donadon (Vilhena) e Ernandes Amorim (Amorim) também tentaram.

Dos governadores eleitos desde 86, só Oswaldo Piana não teve origem nas municipalidades. Também o vice João Cahula, que assumiu no lugar de Ivo Cassol não passou pela experiência municipalista.

Prefeitos emergentes entram na corrida sucessória em RO - Gente de Opinião

O PSD que estava dividido entre apoiar o governador Confúcio Moura (PMDB) e o ex-senador Expedito Junior (PSDB), já prepara o lançamento do atual prefeito de Ouro Preto do Oeste Alex Testoni. As conversações estão em andamento, mas ele como os demais nomes só devem mostrar a cara a partir das convenções de junho. Trata-se do único prefeito de Rondônia, e um dos únicos do Brasil que governa sem nomear secretários. Uma baita economia que tem sido revertida em melhorias para a cidade, de forte influência capixaba na sua colonização e que depois de muitos anos perdendo habitantes voltou a crescer na sua gestão.

Já, o prefeito Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) esta se transformando numa exigência do Diretório Nacional do partido que se definiu por candidatura própria no estado tendo em vista a necessidade de projetar o nome do presidenciável Eduardo Campos nestas bandas. Convencer Jesualdo da empreitada é que são elas, já que atualmente é o prefeito melhor avaliado no estado e dificilmente vai querer disputar uma massa falida. No entanto, teria o melhor perfil hoje para o cargo: livre trânsito na ALE, Câmara Federal e Senado e é o prefeito que mais capta recursos nas esferas estaduais e federais. Ser engenheiro tem feito a diferença na elaboração dos projetos.

No PP, o nome do atual prefeito de Rolim de Moura César Cassol irmão do senador Ivo Cassol barrado pelo projeto ficha limpa, ganhou força nos últimos dias Os principais articuladores do partido, o deputado federal Carlos Magno e o ex-deputado Miguel Sena teriam convencido César a assumir a candidatura ao Palácio Presidente Vargas. A desincompatibilização já esta sendo discutida e esta questão também deveria ser decidida rapidamente por outros alcaides eventualmente interessados na disputa.  
 

LEIA DOCUMENTO DE AFASTAMENTO DO PREFEITO TESTONI:

Prefeitos emergentes entram na corrida sucessória em RO - Gente de Opinião

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

As facções criminosas tomaram conta de Porto Velho de uma vez

Queimando dinheiro A BBC publicou em dezembro interessante reportagem apresentando a trajetória de evolução pessoal e empresarial de Roberto Brito,

 Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Nas eleições de 2026 em Rondônia é previsível um grande troca-troca entre os partidos

Chocolate é goleadaO comércio exterior brasileiro apresentou em 2024 o superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da história, perdendo só para

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)