Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Presidência da ALE: Eyder Brasil (PSL) não é Consenso e também pode virar brisa - Pão e água - Mar de rosas destruído - Vices cotados


Presidência da ALE: Eyder Brasil (PSL) não é   Consenso e também pode virar brisa - Pão e água - Mar de rosas destruído  - Vices cotados - Gente de Opinião

Os museus do crime

Raridades num mundo que prefere ver o lado róseo da vida, os Museus do Crime cumprem função de suma importância, a exemplo dos antigos, situados em Londres, criado pela Scotland Yard (1874), e Viena (Áustria). No Brasil, já são pelo menos dois, localizados em São Paulo e Manaus.  

Além de interessar aos turistas que amam os museus em geral, os Museus do Crime, ao expor imagens, detalhes e curiosidades de afrontas às leis na história, servem para completar a formação de juristas e agentes de segurança. O crime precisa ser estudado além da repressão e do castigo, a partir de suas motivações. A sogra não foi assassinada só por ser sogra: houve uma história que ao não ser resolvida acabou levando ao crime.

Reside aí, na necessidade de estudar o crime em todas as suas dimensões, a motivação para os Museus do Crime e valorizar a inteligência no combate às ilegalidades que mais prejudicam a saúde pública, os direitos humanos e os cofres públicos.

Desde os capitães-do-mato, séculos de repressão deram em pouca paz e fortaleceram os “partidos” do crime: CV e PCC marcam casas e bairros mais que siglas partidárias, que hoje, na verdade, são apenas números. Siglas, de fato, ficaram as do crime: facções, bondes, comandos. E até “guardiões” das fontes secretas de onde jorra a riqueza ilegal.

......................................

Falta base

Já rolam alterações nas duas chapas que vão disputar a peleja da mesa diretora da Assembleia Legislativa em fevereiro. Tanto Lebrão (MDB), como Jean de Oliveira (MDB) cogitados para disputar a presidência poderão compor com uma terceira via abençoada pelo governador Marcos Rocha. No entanto, o nome indicado, o sargento Eyder Brasil (PSL) não é

  Consenso e também pode virar brisa.

Pão e água

Em rota de colisão, mas disfarçando o sumiço do orçamento 2019, deputados estaduais e o novo governador não se entendem sobre o pagamento das emendas parlamentares para 2019. Ouvi queixas que Rocha quer tratar os deputados a pão e água num quesito constitucional, de direito, como a liberação de recursos de emendas. Vai dar encrenca das boas.

Vices cotados

Nos círculos políticos já existem cotações até para prováveis vices para a peleja revanche entre Leo Moraes (Podemos) e o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) nas eleições municipais do ano que vem. Para a candidatura de Leo a vice cotada  é a vereadora Elis Regina (PC do B), para a postulação do prefeito tucano, o atual presidente da Câmara de Vereadores Edwilson Negreiros (PSB).

O turismo

Eu queria questionar os senhores Prefeito e Governador que anunciaram recentemente o propósito de fomentar o turismo na capital, mas cortando recursos para o carnaval, que se constitui a maior fonte de renda do turismo para hotéis, bares e restantes em Porto Velho com os desfiles das escolas de samba atraindo contingentes do interior do estado, do Acre, do Amazonas e da Bolívia, a coisa é fomento do turismo as avessas,  um tiro no pé.

Mar de rosas

Acompanhei com atenção a entrevista do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho Edwilson Negreiros ao comunicador Leo Ladeia no meio de semana. Anunciou soluções para infraestrutura, a saúde, melhorias para os bairros, licitações para uma série de obras importantes, do transporte escolar ao lixo, rodoviária, água e esgoto, etc. A chuvarada de quarta-feira destruiu o mar de rosas acalentado por Edwilson.

Via Direta

*** O PDT terá candidato próprio a prefeitura de Porto Velho no ano que vem *** Já esta em curso a formação de novos quadros na capital e no interior com apoio do Diretório Estadual *** Em Ariquemes, o prefeito Thiago Flores (MDB) já desiludiu a população: não haverá novo terminal rodoviário na cidade e nem carnaval *** As licitações foram suspensas *** E o pessoal do governo estadual que assumiu continua mais perdido do que cego em tiroteio*** È mesmo um bando de cabaços...

 

 

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Domingo, 27 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)