Terça-feira, 16 de janeiro de 2018 - 05h03
Rondônia no prejuízo
A dragagem da Hidrovia do Madeira esta em passo de tartaruga pelo DNITT e pelo Ministério dos Transportes; quase a metade dos recursos da emenda parlamentar do bloco de deputados federais e senadores para drenagem e pavimentação das ruas da capital – eram de R$ 132 milhões – foi contingenciada quase pela metade pelas esferas econômicas do governo federal; a ponte do Rio Madeira, na travessia do Abunã esta quase que paralisada e da duplicação da BR 364, a espinha dorsal do estado, nem se fala mais, porque será privatizada.
O governo federal tem penalizado Rondônia. Veja o caso das fronteiras de Rondônia com a Bolívia que estão desguarnecidas, se tornando uma porteira aberta para o tráfico de armas e de entorpecentes destinados aos morros de São Paulo e Rio de Janeiro. Faltam recursos para a Polícia Federal trabalhar nos bloqueios das estradas e patrulhas dos rios no Vale do Guaporé.
Sem respaldo federal, Rondônia se transformou num importante corredor de drogas para o sul do País e para o exterior, só perdendo para o Estado do Mato Grosso do Sul. É uma situação constrangedora.
A definição
O governador Confúcio Moura (MDB) escolheu a cidade de Ariquemes para anunciar a sua decisão de disputar o Senado nas eleições de outubro, depois de consultar toda sua família com ramificações em Goiás e Brasília. A desincompatibilização será em 5 de abril, com a preferência de disputar o cargo pelo MDB. Só pulará para outro partido se for boicotado por Raupp e Cia. O MDB já disse que garante a sua vaga na disputa.
Nona campanha
O governador entrará na sua nona campanha política que não foi só de vitórias. Também teve derrotas a prefeito em confronto com o clã Amorim. Mas vem de três mandatos de deputado federal, dois de prefeito de Ariquemes e dois de governador, sendo que ganhou de virada as duas campanhas. Na disputa ao Senado entra como franco favorito, tornando a segunda cadeira uma disputa mais encarniçada.
Quem é beneficiado?
Na anunciada dobradinha ao Senado de Confúcio Moura e Valdir Raupp, eu me pergunto quem será o melhor beneficiado pela articulação? Confúcio, em alta conseguirá repassar o segundo voto para Raupp? Raupp, que enfrenta turbulências com a justiça e uma queda na sua popularidade nos últimos anos, influenciará negativamente a campanha de Confúcio? Creio que a principio Raupp seria o beneficiário do acordo de unidade.
Paliçadas reforçadas
Caso o MDB não faça alianças com outras legendas e projete a candidatura própria ao governo com o deputado Maurão de Carvalho, o partido finalmente encontrará a sonhada unidade. Desde que lançada, a postulação de Maurão foi muito contestada. No entanto, os últimos acontecimentos reforçam sua candidatura, pois terá também uma baita nominata de candidatos a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
Aliança PSB/PDT
Por outro lado, a saída do governador Confúcio Moura do centro administrativo em meados de abril, vai oportunizar o ingresso do vice Daniel Pereira (PSB) na titularidade. Com isto, o governo estadual durante a campanha eleitoral – Pereira terá oito meses de mandato tampão – estará nas mãos da aliança PDT/PSB que terá como candidato ao governo o senador Acir Gurgacz e nesta coalizão também deverá estar o DEM. E seguem as tratativas também com o PSDB de Mariana.
Via Direta
*** Infelizmente a grande maioria das ocorrências policiais de finais de semana tem sido de violência contra a mulher *** Não tem Lei Maria da Penha que amenize o sofrimento feminino, com a selvageria provocada pelo álcool e entorpecentes de seus companheiros ***
Por algum motivo estão dizendo nos círculos políticos que, por participar ativamente da atual gestão, Expedito funciona como um vice vice-prefeito em Porto Velho.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri