Quarta-feira, 5 de outubro de 2011 - 05h58
Eleições 2012
Ao meio do lançamento de pré-candidaturas de vários credos, todas as atenções se voltam para as definições do PT do prefeito Roberto Sobrinho. O partido adiou novamente a escolha do seu candidato e tem três nomes no páreo: a ex-senadora Fátima Cleide, a deputada estadual Epifânia Barbosa e o vereador Cláudio Carvalho.
Pelo consenso
A boa noticia entre os petistas é que Fátima, Epifânia e Cláudio Carvalho se entendem bem e qual seja o nome escolhido terá o apoio dos demais e a benção do prefeito Roberto Sobrinho. Como teremos uma eleição em dois turnos – tantos candidatos e a fragmentação dos votos apontam para este caminho – os petistas se unem para garantir uma vaga.
Pé de guerra
A revista Momento já circula nas bancas tendo como matéria especial da edição entrevista com o cacique Sizino Karitiana denunciando a invasão das reservas indígenas, a fome e as doenças rondando as aldeias na região Norte. Cacique geral dos povos indígenas da Amazônia, Sizino defende uma completa reestruturação da Funai.
Saltando na frente I
Se vão conseguir manter o favoritismo mais adiante, ninguém sabe, mas nas primeiras sondagens para 2012 saltaram na frente os seguintes candidatos, nos principais pólos regionais do estado: Deputado estadual Zequinha Araújo (PMDB) em Porto Velho, Daniela Amorim (PTB) em Ariquemes, Sônia do PT em Jaru, prefeito Alex Testoni (PTN) em Ouro Preto.
Saltando na frente II
A lista dos favoritos segue com o deputado Jesualdo Pires (PSB) em Ji-Paraná, com a deputada Glaucioni Neri (PSDC) em Cacoal, com o vereador Cleyton Roque (PSB) em Pimenta Bueno e com o deputado estadual Luizinho Goebel (PV) em Vilhena. Lembrando que nem sempre os favoritos emplacam. Ultimamente muitos deles têm levado pau...
As irregularidades
As prefeituras municipais das regiões Norte e Nordeste lideraram as irregularidades nas fiscalizações da Controladoria Geral da União-CGU. Volta e meia os prefeitos são flagrados em golpes em licitações, superfaturamento etc. Em Rondônia, o quadro não é diferente: notas frias vão de oficinas mecânicas a compra de medicamentos.
Homenagem a PVH
Em homenagem ao 97º aniversário de Porto Velho, a Assembléia Legislativa realizou sessão especial ontem pela manhã com a presença de autoridades e convidados. O evento foi bem prestigiado e o presidente da Assembléia Legislativa Valter Araújo (PTB) enfatizou o bom momento que atravessa a capital rondoniense.
Comando do PSD
O dissidente petista José Hermínio assina hoje sua ficha de filiação ao PSD de Moreirão Mendes já na condição de presidente do diretório municipal, ou seja, com o controle geral do partido para garantir a indicação do seu nome como candidato a prefeito de Porto Velho no ano que vem,
Do Cotidiano
Propostas para Guajará
A tucana Otelina Nogueira, pré-candidata do PSDB a prefeitura de Gujará-Mirim lamentou a crise política boliviana que redundou na paralisação do projeto da Estrada do Pacífico, uma obra considerada de vital importância para a redenção da crise econômica que vive a região de fronteira. “Se a decisão do presidente Evo Morales não for revertida, poderemos até perder a ponte internacional”, advertiu. Ela quer uma mobilização da classe política para uma possível retomada do projeto.
Oriunda do PMDB, onde militou durante quase duas décadas, Otelina ingressou recentemente no PSDB para tocar um projeto conjunto com o líder tucano local Igor Cavalcante, visando à conquista do Poder Executivo na Pérola do Mamoré. Ela pretende melhorar a captação de recursos para o município através de emendas parlamentares junto as bancadas estadual e federal visando obras de infra-estrutura e o fortalecimento da agricultura familiar.
---É possível ampliar o nosso orçamento com as emendas. Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena tem trabalhado forte nisto e alcançado bons resultados, lembrou.
Casada, mãe de dois filhos, 48 anos de idade, Otelina Nogueira é sobrinha e nora de um dos ícones da política de Guajará Mirim, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Francisco Nogueira Filho. Desde 1988 residindo em Guajará Mirim e representando a fronteira em Porto Velho em governos anteriores, Otelina já foi vereadora em dois mandatos e já começa a trabalhar em alianças para a conquista da prefeitura.
“Guajará tem vivido crises permanentes e considero de muita importância à participação das mulheres nesta missão de montar uma proposta de recuperação para a fronteira”, enfatiza. A tucana propõe ainda o fortalecimento da vocação regional, que é o turismo ecológico e de eventos. “Queremos também o comprometimento dos deputados e senadores para que Guajará ganhe um centro de convenções à altura, tornando com isso também possível o turismo de negócios”, concluiu.
Via Direta
*** A Setur promove coquetel nesta sexta-feira na Casa da Cultura para entrega da premiação dos vencedores do concurso Rondônia é mais Fotografia *** De hoje até o final de semana a ALE-RO terá programação de audiências públicas *** Na sessão de hoje serão discutidos os problemas das drogas no estado.