Quarta-feira, 18 de abril de 2018 - 21h44
Ameaça de paralisia
O descaso das autoridades e o desconhecimento da população quanto à necessidade de sustentar as ações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia tendem a levar o INPA à paralisia. A dotação caiu fortemente, mas não se viu ninguém acampando por lá a reclamar recursos para salvar a Amazônia desse desastre.
A desinformação é uma contradição no mundo integrado por uma crescente rede de informações. Recente pesquisa aponta que só 9% da população paulista sabe quem é o governador. Nos EUA, onde o acesso à informação é pleno, há muitos estudantes já sem a capacidade de escrever com uma caneta. Sem um teclado, falta-lhes o chão.
A ignorância sobre a realidade e as necessidades da Amazônia é grande pelo mundo afora. Acreditam a região habitada somente por índios, sem compreender a imensa explosão urbana trazida pelos projetos na indústria, mineração e agropecuária.
Pior: ignoram que a floresta capta a umidade do Atlântico e a bombeia para o interior da América do Sul, como se fosse uma caixa d’água continental. Menos verbas para o INPE significa mais prejuízos pela ignorância e menos conhecimento sobre como preservar e potencializar as qualidades da Amazônia.
Com rigor
Com a recente prisão do ex-presidente Lula e o enquadramento de tantas outras lideranças políticas nacionais como Aécio Neves cuja denúncia foi aceita no STF, já se vislumbra mais caciques a caminho do cadeião. O que se vê é que a justiça eleitoral vai agir com rigor nas eleições de 2018. Quem tiver culpa em cartório pode ficar de barbas de molho desde já.
A despedida
A prefeita de Vilhena Rosani Donadon (MDB) está se despedindo do cargo, afastada que foi pela justiça eleitoral, saindo com estilo se tornando o único caso do país de prefeitura pagar o 13º salário dos servidores municipais ainda em abril. Se poderá ser candidata nas eleições suplementares são outros quinhentos, mas deixa marcada a sua curta gestão pela eficiência.
Em junho
Acredita-se que as eleições suplementares em Vilhena serão realizadas em meados de junho. Os partidos já se mobilizam em torno das possíveis candidaturas. Japonês da Granja (PV), Raquel Donadon (MDB), Julio Olivar (Podemos) são alguns nomes já ventilados. O Partido dos Trabalhadores também anunciou que terá um nome competitivo para a peleja.
A renovação
Com a projeção de enorme renovação nos quadros da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados no pleito de outubro existe grande preocupação dos atuais parlamentares com seus projetos de reeleição. Já, cravando um contraponto, aqueles postulantes novos agora lançados estão otimistas com a receptividade da população com suas novas propostas para os legislativos estadual e federal.
As pendências
É enorme o número de lideranças políticas rondonienses que caminha para o pleito de outubro com pendências na justiça eleitoral. A coisa vai de vereador a governador. Seja ao governo do estado, ao Senado, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados os candidatos buscam condições de elegibilidade até o registro das candidaturas – o prazo é agosto para saírem do enquadramento da Lei da Ficha Limpa.
Via Direta
*** Instado por familiares e amigos para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa, o popular Zecatraka teve que abdicar da peleja depois de uma delicada cirurgia *** Em Ariquemes as movimentações em torno da eleição suplementar avançam e o pleito deve contar com pelo menos três postulantes, sendo um deles do clã Donadon *** A sessão da Comissão de infraestrutura do Senado deu prioridade a recuperação da BR-364 na última terça-feira.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu