Quarta-feira, 31 de agosto de 2011 - 06h08
Mortos e vivos
O PSD esta nascendo com o carimbo na testa de um partido mal intencionado. Em vários estados foram identificados eleitores já falecidos que assinaram a lista exigida pelo TSE para sua regularização. Por este motivo, partidos como o DEM, PPS e PTB estão solicitando a impugnação da legenda.
Em Rondônia
O fundador do PSD, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab estará em Rondônia neste final de semana participando de uma concentração em Jaru e terá uma boa oportunidade para explicar aos rondonienses o que esta ocorrendo. Afinal, também em Rondônia, houve pedido de impugnação da nova sigla pelo comando estadual do PTB.
PMDB em festa
Amanhã o PMDB comemora o ápice de sua trajetória em Rondônia, inaugurando sua sede estadual em Porto Velho. O partido vive o seu apogeu no estado: conta em seus quadros com o governador de Rondônia Confúcio Moura e o presidente do diretório nacional, o senador Valdir Raupp e o maior numero de filados em Rondônia e no Brasil.
As proezas
O PMDB ganhou corpo em Rondônia na época da Aliança Democrática em 1985. Naqueles idos foi nomeado Ângelo Angelim para cumprir mandato tampão de governador. De lá para cá a sigla elegeu pelo voto direto três governadores (Jerônimo, Raupp e Confúcio) e emplacou um ministro, Amir Lando na Previdência Social.
Paliçadas fortes
A deputada Glaucioni Nery (PSDC) está se reforçando para tirar o prefeito Padre Franco do poleiro em Cacoal nas eleições municipais. A presença do deputado federal Nilton Capixaba (PTB), um dos caciques da região do café no encontro regional do final de semana, já sinalizou uma forte aliança entre PSDC e PTB.
Racha petista
Com o racha dos deputados estaduais José Hermínio e Ribamar Araújo cada vez mais evidente – ambos detonam a todo momento a gestão Roberto Sobrinho – muitos petistas já acreditam que os dois parlamentares na verdade querem mesmo é serem expulsos. Com isto poderiam trocar de sigla sem serem punidos com a perda dos mandatos. Será verdade?
Em Guajará
Quem acha que Porto Velho é uma cidade dividida politicamente, então o que dizer de Guajará Mirim, na fronteira com a Bolívia? Lá, o PMDB tem quatro correntes e a cada nomeação de alguém no governo estadual surgem dossiês detonando o beneficiado por adversários do mesmo partido. Até a adesão do ex-prefeito Isaac Benesby esta ameaçada.
Na princesinha
Em Pimenta Bueno, a Princesinha da BR os dois grandes favoritos para a sucessão do prefeito Augusto Placa, Brito do Incra (PSDC) e Kaká Mendonça (PTB) hesitam em entrar na disputa, embolando o jogo e as definições no quadro político local. Ambos acham que ainda é muito cedo para entrar nas paradas.
Dezenas de prefeitos em todo o país – inclusive em Rondônia – estão em alça de mira da justiça, alguns cassados, outros foragidos.
Em geral, prefeitos são presos, cassados ou processados por cometer ou consentir em sua gestão atos de corrupção, mas há também casos envolvendo drogas, homicídios, pedofilia e estupro.
É provável que a atual onda de “caça ao prefeito” começou quando um ex-secretário municipal da Prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, criou coragem para denunciar a “Máfia de Paletó” que agia operando por meio do prefeito Ari Artuzi (PDT). A denúncia chegou às emissoras de TV e aos jornais e foi narrada em um livro: “A Máfia de Paletó – Operação Uragano – No olho do furacão – O Dia em que a Polícia Federal Desmascarou os Donos do Poder” (edição do autor, com distribuição gratuita na Internet).
Uragano, que significa “furacão” em italiano, deu ao próprio nome da operação um sentido de combate a máfias. Jornalista, conhecedor profundo dos meandros da gestão municipal e desafeto do prefeito Artuzi, Passaia forneceu um roteiro seguro para identificar a grande maioria das ações mafiosas dos gestores municipais corruptos.
Na madrugada de 31 de agosto para 1º de Setembro do ano de 2010, o Prefeito Ari Artuzi foi preso pela Polícia Federal, acusado de chefiar um esquema de fraude em licitações para desviar dinheiro público. Segundo estimativas feitas por Passaia, Artuzi recebia em torno de 500 mil reais por mês.
Com Artuzi, foram presos o vice-prefeito Carlinhos Cantor, o presidente da Câmara Municipal de Dourados Sidilei Alves, e mais 8 dos 12 vereadores, 4 secretários municipais, o procurador do município, a primeira dama, empreiteiros, prestadores de serviço e servidores públicos. Apesar das gravações que mostram Artuzi recebendo dinheiro, a defesa do prefeito alegou não haver provas do recebimento de propina.
Um dos casos mais recentes de prefeito preso se deu com Roberto Peixoto (PMDB), de Taubaté (SP), detido com sua mulher, Luciana, sob a acusação de envolvimento em fraudes. Os dois negam as acusações.
Em Rondônia, entre tantos prefeitos cassados nos últimos anos – e tantos outros ameaçados – está o prefeito de Pimenteiras José Roberto Horn – e em outros municípios tem comissões processantes se formando.
Via Direta
*** Recente levantamento da CNM dá conta que apenas 900 cidades brasileiras têm coleta seletiva de lixo *** Tratando-se de meio ambiente é um índice terceiromundista *** O PR, de Miguel de Souza, segue encontros regionais para fortalecer a legenda para 2012 *** O PSDC pensa numa candidatura própria na capital com Edgar do Boi.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri