Sexta-feira, 9 de setembro de 2011 - 05h27
Eleições 2012
No momento em que os partidos começam a entabular entendimentos visando o pleito de 2012, o processo sucessório que mais chama atenção é o de Porto Velho, uma cidade com quase 450 mil habitantes, cerca de 300 mil eleitores, que é a única no estado que atende os requisitos do TSE para eleição em dois turnos.
Caindo do poleiro
E o que se vê é que quase pelos mesmos motivos pelos quais o cassolismo foi apeado pelo poder no governo estadual no ano passado, os petistas têm tudo para cair do poleiro na disputa da prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Os sintomas chama-derrota são os mesmos que vitimaram Ivo: O racha na coalizão, o desgaste de oito anos no poder e a falta de um nome a altura no partido.
Nome a altura
Explico: Assim como Ivo Cassol não lançou um nome a sua altura ao governo em 2010 (se quisesse tinha Expedito...), o prefeito Roberto Sobrinho não tem a sua disposição um nome de peso para emplacar. E como Ivo na disputa de 2010, com Cahula ao governo, Sobrinho terá grandes dificuldades em emplacar seu sucessor com as opções que ele dispõe.
Os ingredientes
Por conseguinte, a eleição de 2012 na capital tem todos os ingredientes para uma bela surpresa para o eleitorado. É justamente por este motivo que o numero de possíveis candidatos aumenta, já que não existe um nome de peso se projetando. Não há “Pelés” nesta peleja, como foram os casos de Ivo (ao governo) e Sobrinho (a prefeitura) quando disputavam reeleição.
Mais inúteis...
Os municípios de Ariquemes e Vilhena já estipularam o novo número de cadeiras para suas câmaras municipais a partir das estimativas populacionais do IBGE. Ariquemes poderia aumentar até 17, mas fixou 13 cadeiras. Vilhena, que é bem menor que Ariquemes não teve dó do erário e estipulou o numero máximo: vai ter quinze vagas.
100 por cento
O prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni, aquele que foi deputado estadual e odiado pelo funcionalismo pela forma caudilhesca de administrar a ALE, surpreende e faz uma das melhores administrações municipais em Rondônia. A cidade esta quase toda asfaltada e ele promete atingir 100 por cento de cobertura no ano que vem.
Prévias no PT
Os petistas de Porto Velho começam a preparar as prévias que vão indicar o candidato da legenda para as eleição a prefeitura no ano que vem. Devem participar do processo de seleção os deputados José Hermínio e Epifania Barbosa, a ex-senadora Fátima Cleide e o vereador Cláudio Carvalho. Mas esperar a unidade do partido ainda é um sonho.
Sessão Itinerante
A Assembléia Legislativa de Rondônia realiza sessão itinerante na próxima semana em Ji-Paraná, atendendo solicitação dos deputados locais Jesualdo Pires (PSB) e Euclides Maciel (PSDB). Na oportunidade, a casa de leis vai discutir projetos de desenvolvimento para a região central.
Do Cotidiano
Jovens sem pátria
Eles vão para onde podem estudar o que pretendem e mudam de país sem hesitar na busca por melhores empregos
Em todo o mundo, espalha-se um batalhão de caçadores focalizando suas miras em jovens inteligentes e ambiciosos. Naturalmente ansiosos por se aprimorar e crescer, os jovens procuram engordar seus currículos para ser alcançados pela mira dos headhunters – os caçadores de talentos.
Não importa que precisem abandonar seus lares e a família para estudar ou trabalhar muito longe de casa e em países de culturas bem diferentes: onde houver a oportunidade de estudar o que pretendem e de obter os melhores empregos, é para lá que eles vão.
Abduleziz Ablat, 28 anos, já traçou o rumo que pretende seguir quando terminar seu doutorado, em 2012, em física condensada da matéria, no Instituto de Física de Alta Energia da Academia Chinesa de Ciências, em Pequim. Ele pretende fazer um pós-doutorado ou se candidatar a uma vaga de pesquisador em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira.
“O Brasil tem uma estrutura para realizar pesquisa tão boa quanto à da China e de outros países que eu já visitei e há cientistas brasileiros realizando pesquisa de alto nível em áreas como biotecnologia. Acho que fazer um pós-doutorado em alguma universidade ou instituição de pesquisa brasileira será muito importante para a minha carreira científica”, disse.
Ablat chegou a essas conclusões ao participar, na Escola São Paulo de Ciência Avançada, do treinamento Novos Desenvolvimentos no Campo da Síncotron, realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas (SP).
Promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no âmbito da Escola de Ciência Avançada, o curso, além de contribuir para formação dos participantes em pesquisa avançada em diferentes áreas do conhecimento, atraiu talentos científicos estrangeiros para desenvolver trabalhos de pesquisa no Brasil.
Durante o evento os participantes foram apresentados a oportunidades de apoio oferecidas no Brasil, como Bolsas de Pós-Doutorado e o programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.
Via Direta
*** José Batista e Orlando Ramires, antigos bianquistas, já deixaram os Democratas ** O que será que esta acontecendo com os bianquistas emperdenidos? É debandada? *** O PR realiza encontro neste sábado em Porto Velho *** Com novo Diretório Municipal na capital, o PTB abre campanha de filiações.
Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri