Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Rondônia volta a se comportar como um vulcão em repouso


A normalidade

Enfim, Rondônia começa a respirar os ares da normalidade com o final da greve da Polícia Militar, a posse de delegados em cargos chaves no governo estadual para vigiar o que é arrecadado pelo erário e na Assembléia Legislativa onde os deputados tratam do Orçamento 2012.

É um vulcão

Rondônia volta a se comportar como um vulcão em repouso, mas sempre prestes a explodir já que existem indicativos de movimentos de paralisação de alguns segmentos do funcionalismo para meados do ano que vem. Ao mesmo tempo, sabe-se que as investigações da Operação Termópilas terão novos desdobramentos.

Armas petistas

Mesmo com sua presidente estadual, a vaiada Epifânia Barbosa afetada pelos recentes escândalos e com alguns secretários municipais enredados com a justiça, o PT tem boas armas para as eleições do ano que vem na capital. Para tanto a sigla começou a fazer um meã culpa afastando todos os seus membros dos cargos comissionados na Assembléia Legislativa.

Jogo de estratégia

Acredita-se ainda que com importantes obras de infra-estrutura, o prefeito Roberto Sobrinho é o grande eleitor no seu processo sucessório. A eleição do seu sucessor vai depender muito do seu jogo de estratégia. É importante que respeite as bases do seu partido, que evite imposições que levem a legenda ao racha.

Aposta no racha

A oposição abre trincheiras para a tomada do Palácio Tancredo Neves, paliçada dos petistas há quase oito anos. Mauro Nazif (PSB), Lindomar Garçon (PV), Miguel de Souza (PR), José Genaro (PP) e tantos outros apostam num racha petista e no desgaste gerado pelo caso das propinas.

PMDB desaba

Já, o PMDB foi o partido que mais desceu ladeira abaixo com as ações da Polícia Federal em Rondônia. O líder nas pesquisas para a prefeitura da capital, deputado estadual Zequinha Araújo, o dançarino da impunidade, envolveu-se no caso das propinas e o governo estadual foi seriamente atingido com as prisões.

Os reflexos

Inevitavelmente haverá reflexos negativos para as jornadas dos candidatos peemedebistas as prefeituras municipais em 2012 de Guajará Mirim à Vilhena. A bandeira do PMDB ficará pesada de ser carregada com tanta bandalheira e isto já é constatado na capital onde a revolta popular é enorme com tudo o que andou acontecendo.



Os esforços

A Assembléia Legislativa entrou numa fase de esforços concentrados para limpar a pauta. As comissões técnicas trabalharam pesado ontem pela manhã e a tarde muitos projetos já estavam subindo para votação em plenário. Mas é o Orçamento 2012 que vai exigir estudos mais aprofundados no decorrer da semana.


 


Do Cotidiano

Datas significativas

No final de 2009, o governo de Rondônia optou por adiantar as comemorações oficiais do aniversário do Estado para 22 de dezembro, data em que o presidente João Figueiredo assinou a lei complementar 41, criando o Estado em 1981. Seguiu-se uma intensa discussão até que a tradição histórica prevaleceu. Desde que entrou em vigor a lei estadual 2.291/10, de abril do ano passado, o dia 4 de janeiro foi restabelecido como a Data Magna de Rondônia.

A história de um Estado é feita de muitas datas importantes. São significativas, por exemplo, as datas do decreto-lei n.º 5.812 (13 de setembro de 1943), que instituiu o Território Federal do Guaporé, e a lei 21.731 (17 de fevereiro de 1956), que sacramentou a denominação de Rondônia para o TFG.

Por que o 4 de janeiro venceu, frente a essas duas datas tão importantes, além de 22 de dezembro? A definição se impôs porque é a data em que o Estado realmente surge: foi o momento real de seu nascimento, ou seja, quando Rondônia inicia efetivamente sua existência como Estado. É o instante em que deixou definitivamente de ser um Território Federal, como havia sido desde 1943 até a véspera, 3 de janeiro de 1982.

A data de 4 de janeiro também foi significativa para a principal figura da história de Rondônia e a quem o Estado deve sua denominação: o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865−1958), cujo senso de humanidade o tornou também uma unanimidade nacional.

Rondon, em 4 de janeiro de 1890, tem um grande divisor de águas em sua vida: ao se formar bacharel em Ciências Físicas e Naturais na Escola Superior de Guerra, é promovido a segundo-tenente de artilharia. Professor de Astronomia, Mecânica Racional e Matemática Superior, é designado para a Comissão Construtora de Linhas Telegráficas de Cuiabá ao Araguaia, sob as ordens do major Antônio Ernesto Gomes Carneiro, que ficaria célebre no heroico Cerco da Lapa, no Paraná.

Foi nesse 4 de janeiro que Rondon começou efetivamente a trajetória que o tornaria um dos principais vultos da história do Brasil, em pé de igualdade com imperadores e presidentes.

As comemorações oficiais do aniversário de Rondônia em 4 de janeiro foram definidas pelo primeiro governador do Estado, Jorge Teixeira, via decreto, fazendo referência à data da instalação do Estado, em 1982.

 
 

Via Direta

 *** Natan e Marcos Donadon  se transformaram em símbolos da impunidade brasileira *** Uma beleza para a imagem rondoniense já tão arranhada pelo Brasil afora *** Depois do ciclo das usinas, começa a era do pescado em Rondônia *** Governo, prefeituras e empresários estão otimistas com a nova fonte.   

Gente de Opinião Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)