Terça-feira, 20 de junho de 2017 - 22h20
A situação desoladora
Ante a constatação da ministra Carmem Lucia do Supremo Tribunal Federal, da situação desoladora dos presídios, tramita no Congresso Nacional projeto de lei, destinado a dar uma solução mais rápida para o problema de superlotação nas casas de detenções. A proposta foi elaborada por uma comissão especial do Senado e vai alterar a Lei de Execução Penal para que seja permitida a realização de mutirões nos presídios com lotação máxima e, em último caso, antecipar a liberação dos presos.
A sessão deliberativa deverá apoiar um texto que estipula que sempre que um estabelecimento penal atingir a capacidade máxima deverá promover mutirão para verificar a situação dos presos ali recolhidos. Também fica claro que se, mesmo, após isto, a lotação não for normalizada, deverá ser antecipada a liberdade dos detentos mais próximos do fim de cumprimento da pena.
Segundo informações recentes, o projeto entrou em regime de urgência e vai receber parecer da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ). O projeto é uma resposta dos congressistas a crise penitenciária vivenciada pelo país cuja situação só tem piorado nos últimos anos com rebeliões cada vez mais sangrentas.
A credibilidade
Com a credibilidade de seu governo a zero e com sua popularidade em ruínas, o presidente Michel Temer viajou para o exterior, anunciando que vai processar o desafeto Joasley Batista que comprometeu sua “honra” (?) em delação premiada. Nesta briga de gangsteres, Temer leva a pior. Joasley pelo menos esta devolvendo parte do que roubou. Lula, Dilma, Renan, Aécio, Saney e Temer nadica!
Legendas cristãs
Assim como a Igreja Universal do Reino de Deus, por determinação do bispo Edir Macedo, criou o PRB, partido já com representação no Congresso Nacional, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus está criando o PRC. São dezenas de legendas ditas cristãs e a moda agora é cada igreja fundar um partido político para influenciar decisões no Senado e na Câmara dos Deputados.
Recorde anunciado I
Talvez entusiasmado com tanto público no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no final de semana, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) anunciou sua nova meta de asfaltamento pela sua administração em Porto Velho. Agora o objetivo é encerrar o mandato em 2020 com 300 quilômetros de pavimentação, se rivalizando ao ex-alcaide Roberto Sobrinho (PT) na sua segunda gestão.
Recorde anunciado II
Para se ter uma idéia da importância da nova meta de asfaltamento do alcaide Hildon Chaves, o déficit atual de pavimentação na capital de Rondônia é de 400 quilômetros. E ele esta anunciando 300 quilômetros nos próximos anos! É como asfaltar de Porto Velho ao município de Jaru, na região central do estado. Será que Hildon esta sapecando? Vale contar também o asfalto de Confúcio?
Nova audiência
Presidida pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou na última terça-feira, nova audiência pública nesta sexta-feira, dia 23, para tratar dos embargos referentes a rodovia 319, que liga Porto Velho a Manaus. A audiência pública será realizada a tarde na Assembléia Legislativa do Amazonas seguida de diligência de senadores e deputados na rodovia.
Via Direta
*** Alguns ex-prefeitos de Rondônia já estão nas paradas para disputar cargos eletivos no ano que vem *** São os casos de Alex Testoni, de Ouro Preto do Oeste e Lourivaldo Amorim, de Ariquemes e Melki Donadon (Vilhena *** Já Dedé de Melo (Guajará Mirim), Bianco (Ji-Paraná), Divino Cardoso (Cacoal), César Cassol (Rolim) falam que já penduraram as chuteiras. Será? *** Saqueada por políticos, pilhada por sindicalistas, a Caerd esta abrindo o bico de vez...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri