Sábado, 19 de novembro de 2011 - 09h05
Goela abaixo
Na política também a cada ação corresponde uma reação. Para desmontar o “Frentão” armado por Miguel de Souza (PR), Expedito Júnior (PSDB) e Lindomar Garçom (PV), o senador Ivo Cassol (PP) estaria armando a tomada da bastilha do PR em Brasília, pelo sistema goela abaixo, ou seja, através do Diretório Nacional.
Com “laranjas”
Sendo bem sucedido na empreitada, o ex-governador colocaria no comando da legenda liderada pelo ex-ministro Alfredo Nascimento, lideranças escolhidas a dedo, de sua confiança para desmontar a coalizão armada pelos seus desafetos em Rondônia. Como se vê, as coisas já estão fervendo. E nem começamos 2012 ainda...
Nos bastidores
Outro assunto fervendo nos bastidores é que a presidente Dilma Roussef (PT) e o vice-presidente Michel Temer (PMDB) já teriam decidido aliança ainda no primeiro turno em Rondônia. E tanto o senador Valdir Raupp com o prefeito Roberto Sobrinho já teriam sido comunicados a respeito. Será?
Aliança Já
Se a informação que partiu de Brasília se confirmar, o problema em Rondônia será a definição da cabeça de chapa entre PT/PMDB, já que ambos partidos têm vários pretendentes. E no âmbito do PT se o nome ungido do Palácio do Planalto for o da ex-senadora Fátima Cleide, desagradará automaticamente o prefeito Sobrinho, que é o grande nome da sigla.
Nas paradas
O ex-prefeito e ex-senador Odacir Soares, que já foi um dos expoentes da política rondoniense, já não esconde a intenção de disputar a prefeitura de Porto Velho em 2012. Interessante é que o PP divulgou recentemente o nome de três possíveis pretendentes e o nome do raposão não constava. Conflitos a vista?
Do Cotidiano
Em defesa da caça
Sob o aplauso da população mais consciente, os defensores dos animais defendem uma legislação ainda mais rígida para punir os caçadores de botos e para a proteção de outras centenas de animais ameaçados.
O rol de bichos condenados à extinção não para de crescer. A cada ano, nos mais diferentes pontos do mundo, mais espécies entram no listão dos condenados. Entre as classificações do estado de conservação das espécies animais e vegetais, a Lista Vermelha da UICN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) é a mais conhecida.
A Lista Vermelha é formada por diversas categorias. Na Extinta (EX), o último representante de espécie já morreu, ou se supõe que tenha morrido, como o pássaro Dodô. Na EW (Extinta na natureza), existem indivíduos em cativeiro, mas não há mais populações naturais.
A lista crítica ou criticamente ameaçada (CR) é a de animais que sofrem risco extremamente alto de extinção num futuro próximo. A EN (em perigo) relaciona os que sofrerão um risco muito alto de extinção num futuro próximo. Outras duas faixas da lista são a vulnerável (VU), de animais que sofrem alto risco de extinção a médio prazo, como a chita, e a quase ameaça (NT).
Percebe-se na Lista Vermelha a preocupação para segurar ao máximo o instinto primário de caçador que o homem moderno traz em seu DNA. Um instinto que leva um corajoso grupo humano a defender a caça como necessária a importante até em benefício da própria natureza, do ser humano e da economia.
Nesse sentido, há quem prefira leis mais seletivas e menos drásticas do que as rigorosas proibições editadas para a proteção da fauna. Essa corrente argumenta que as proibições excessivamente rígidas impedem o aproveitamento de uma parte da fauna amazônica brasileira que é destruída por causas naturais e poderia ser utilizada em favor da população amazônida.
Anualmente mais de um milhão de ovos de tartarugas não chegam a dar filhotes nem servem de alimento humano no Tabuleiro do Embaubal, um conjunto de praias no trecho final do Rio Xingu.
Milhares de tartarugas põem 1,8 milhão de ovos por ano nessa região, mas cerca de 70% deles acabam destruídos pela cheia do rio ou pelas próprias fêmeas, que escavam a areia onde já há ovos de posturas anteriores.
A tempestade
Aquele dito popular de que o raio nunca cai novamente no mesmo lugar não vale para Rondônia. Na Assembléia Legislativa, desde a gestão Marcos Donadon tem ocorrido uma verdadeira tempestade de raios. Hoje, com a Operação Termópilas, desencadeada pela Polícia Federal, mais uma vez a Casa de Leis afundou na vala comum.
Prisões ilustres
Com a prisão de rondonienses ilustres, como Valter Araújo, presidente da ALE-RO e do secretário-Adjunto de Saúde José Batista, nosso estado volta a gerar noticias negativas no cenário nacional, numa reedição da Operação Dominó que tinha levado para cadeia deputados e autoridades do Executivo e do Judiciário num passado recente.
Mesa Diretora
No caso da Mesa Diretora da ALE-RO apenas um parlamentar mostrou idoneidade perante a justiça: José Hermínio (PSD) e por isso ele assumiu a titularidade e comando da casa de leis assinando nota oficial. E com a Mesa Diretora destituída, o Poder Legislativo terá uma nova eleição nas próximas horas.
Via Direta
*** Com vistas às eleições 2012, o PC do B renovou seu Diretório em Porto Velho *** O ex-governador João Cahulla acelera a reorganização do PPS no interior do estado *** Com obras estaduais andando, o prefeito Atalibio (PR) já projeta sua reeleição em Guajará-mirim.