Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tá chegando a hora do efeito manada - Por Carlos Sperança


Amazônia doente?

Um clima de desalento cercou a renúncia do estimado ministro francês da Ecologia, Nicolas Hulot. Incapaz de vencer os grupos que lucram com a destruição ambiental, Hulot pediu o boné após o segundo verão mais quente da história europeia. A elevação da temperatura, segundo seu Ministério, pode provocar o breve desaparecimento das ostras no país.

É um desalento que o jornal Les Echos estendeu à escala mundial, afirmando que a região amazônica está doente. O “pulmão do planeta”, afirma, “está com enfisema”.

A Europa ainda não sabe que a narrativa sobre o “pulmão do mundo” é falsa e se desmoralizou. Na verdade, a Amazônia está mais para uma caderneta de poupança do mundo: o Brasil e vizinhos panamazônicos poupam sem contrapartidas justas.

A imprensa europeia destaca que além das 150 usinas construídas na região, mais 300 barragens estão previstas e há estimativas apontando para o desmatamento de um terço da região, modificando o regime de chuvas.

O ato de Hulot foi um ato de coragem: abriu mão do poder no auge da popularidade para dramatizar a situação mundial do meio ambiente alvejado pelos lobbies interesseiros que controlam a economia mundial. Para os ambientalistas, porém, soou como rendição.
 
Horário gratuito

Com o horário gratuito já a pleno vapor espera-se finalmente que o clima de eleição ganhe força. Ainda se vê muita rejeição e indiferença a classe política. O percentual de indecisos é enorme e daqueles que sequer pretendem votar, é maior ainda. Por isto está difícil até para fazer pesquisa decente para a projeção do atual cenário eleitoral.

O efeito manada

Com tantos indecisos e outros tantos se recusando a votar, a ameaça de um efeito manada para os últimos dias de campanha deste pleito é enorme. Aliás, isto já tem se tornado uma tradição nas eleições municipais de Porto Velho, tirando candidatos a prefeitos da rabeira (casos dos eleitos Sobrinho, Nazif e Hildon Chaves) que acabaram catapultados ao pódio.

A reação do eleitor

Outra coisa para se medir é o comportamento do eleitorado quanto aos políticos profissionais, há mais de trinta anos ocupando cargos públicos ou fazendo negócios com o governo, vendendo de agulha e avião. Muitos políticos enriqueceram com os esquemas de vigilância, marmitex e merenda escolar e estão aí belos e formosos, disputando cargos eletivos.

Via Direta

*** Especulações nesta fase de campanha e os chamados fak news são o que mais rolam nesta fase da disputa *** Segue o mercado imobiliário se ajustando. O maior problema é no segmento comercial. Temos centenas de salas desocupadas na capital. *** O desmatamento e a construção de usinas hidrelétricas em Rondônia tem mudado o regime de chuvas na região*** Caro leitor, em outubro, diga não aos candidatos apoiados pelos traficantes e saqueadores do Beron.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)