Terça-feira, 26 de setembro de 2017 - 21h33
Ainda a dragagem
Haja encrenca na dragagem no Rio Madeira. A medida foi anunciada há mais de uma década e tem sido preterida por sucessivos governos e agora, iniciada, esta as voltas com denuncias de irregularidades perante o Tribunal de Contas da União-TCU.
A dragagem é uma das obras mais importantes do chamado Arco Norte. Uma auditoria do TCU determinou que o DNIT preste esclarecimentos sobre as ações no Rio Madeira entre Rondônia e o Amazonas. Conforme o TCU, o DNIT deve esclarecer pontos como a inconsistência em estudos preliminares, equipamentos apropriados em duplicidade, além de ausência de pesquisa de preços em desacordos com decisões anteriores do órgão fiscalizador.
Para os técnicos do TCU o estudo socioeconômico da obra deve ser mais bem avaliado. O relatório diz que houve planejamento deficiente. As obras já custaram R$ 53 milhões aos cofres da União e visam à melhoria da navegação do Rio Madeira no período da vazante, principalmente para o escoamento de grãos da região Centro-Oeste. A dragagem deve aumentar a profundidade do rio em três metros em nove trechos.
Censo agropecuário
O IBGE abre em outubro novo censo agropecuário no país para verificar em quantos anda o agronegócio no País. Rondônia deve confirmar a condição de mercado emergente, com o crescimento da exportação de carnes e derivados como a expansão da soja que vai se espraiando por todo estado. A cadeia do leite também tem participação expressiva em nossa economia.
As convenções
O PDT realiza na próxima semana convenções municipais para renovar os diretórios de Buritis, no Vale do Jamari, e Jaru, na Bacia Leiteira. Os eventos vão funcionar também como preparativos para a convenção estadual de 12 de novembro em Porto Velho, com a presença do presidenciável Ciro Gomes e do presidente nacional do PDT Carlos Lupi. É a largada do PDT para as eleições 2018.
Atlas da Violência
O Atlas da Violência, edição de 2017, demonstra que os negros e jovens são as principais vitimas de homicídios no Brasil. Passa o tempo e as estatísticas não mudam. Atualmente de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil 71 são negras. As estatísticas da publicação ainda demonstraram que os negros possuem 235 por cento de chances maiores de serem assassinados em relação aos brasileiros de outras raças. Coisa de louco!
O charlatanismo
Pesquisas e enquetes começam a rolar na praça, para todos os gostos, credos e torcidas. Só falta atribuir a liderança na peleja ao governo a bailarina da praça, a noiada Paulete da 7 de setembro, ou a falecida Naiara. É mania local a pratica de charlatanismo pela própria imprensa. Sabe-se que a cada eleição o eleitor esta decidindo de última hora e desmoralizando pesquisas fajutas. Vide os casos de viradas de Sobrinho, Confúcio, Hildon, etc, etc.
Anel viário
O senador Acir Gurgacz, cobrou durante audiência da Comissão de infra-estrutura urgência na construção do anel viário (denominado pomposamente de Contorno Norte pelo DNIT) de Porto Velho. O parlamentar explicou que a demanda de caminhões com carga pesada além de causar acidentes na avenida Jorge Teixeira (BR 319) tem gerado danos para o pavimento na região central da cidade.
Via Direta
*** As chuvas e pendengas da prefeitura com moradores tem atrasado as obras de pavimentação da Rua Duque de Caxias na região central
*** Seguem os problemas no porto do Cai N Água na capital. Haja paciência *** O cartel do leite é forte em Rondônia e quem paga o pato são os pequenos produtores *** Com fiscalização frouxa, a feira livre continua na Liberdade, ao lado de canal de esgotos e a imundície que reúne ratazanas e urubus.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri