Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Tem conspiração para o atual governador Daniel e o ex-governador Confúcio - Por Carlos Sperança


 

A pirataria na Amazônia

A presença de piratas na Amazônia é tão antiga quanto à de portugueses e espanhóis. A diferença entre os ibéricos e os piratas é que os primeiros davam cumprimento legal ao Tratado de Tordesilhas e os últimos agem em nome de interesses difusos, seja a serviço de reis, corporações ou quadrilhas.

Em séculos de prática, a pirataria causou prejuízos incalculáveis, a começar pela visita do naturalista francês Charles Marie de La Condaminee o roubo da borracha. Em sua versão moderna, a pirataria tem prejuízos anuais estimados em R$ 100 milhões em roubos de combustíveis.

Os prejuízos e a degradação ambiental que os piratas, turistas indesejáveis acarretam obrigam a agir em sentido contrário: a atração de visitantes benéficos, que reforcem as ações positivas e tragam sua contribuição ao desenvolvimento regional.

É bem-vindo, neste caso, o Plano Nacional do Turismo. Investir R$ 5 bilhões pelo Prodetur e criar dois milhões de novos empregos são perfeitamente viáveis quando se tem clareza quanto aos problemas e gargalos, conhecimento do potencial existente e capacidade para executar políticas de fomento à indústria que mais gera divisas e semeia amizade pelo mundo afora.

Tem conspiração?

Tem conspiração para o atual governador Daniel e o ex-governador Confúcio - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

Nos círculos políticos já se fala que tem conspiração andando contra o atual governador Daniel Pereira (PSB) e o ex-governador Confúcio Moura (MDB). Os inconfidentes seriam os mesmos das fitas gravadas e mais o senador Valdir Raupp, grande interessado em se livrar da concorrência de Confúcio ao Senado. Será verdade?

Peleja presidencial

Na disputa presidencial finalmente se confirmou a filiação de Joaquim Barbosa no PSB para a disputa do Palácio do Planalto. Se for levado em conta disputas estaduais, onde juízes e promotores já tem pego a ponteira, como é o caso do juiz Odilon Oliveira (PDT) no Mato Grosso do Sul, Joaquinzão tem boas chances.

Janela partidária

No Congresso Nacional o fim da janela partidária marcou o troca troca de quase 80 parlamentares  de siglas na Câmara dos Deputados. A maioria das mudanças ocorreu no estado do Rio de Janeiro, que tem dois presidenciáveis importantes, casos de Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia. Da bancada de Rondônia ninguém virou a casaca.

Peleja ao Senado

Se for analisado o fato dos candidatos ao Senado Aluizio Vidal (Rede) e Jesualdo Pires (PSB) serem pitocos, e a maioria dos concorrentes não, temos um problemão para Raupp Lava Jato e Expedito Compra Voto, que já estão na vala comum. Ainda mais que Vidal tende a ganhar na capital (um terço do eleitorado do estado) e Jesualdo levar a melhor na região central do estado.

Campanha acirrada

Que a bancada federal de Rondônia prepare o lombo para as chicotadas nesta campanha eleitoral. A maioria dos candidatos a Assembléia Legislativa – deputados estaduais e vereadores também - que tenho conversado pretende atirar pedras nos deputados e senadores, alegando que as obras federais no estado não andam por causa deles

Via Direta

Tem conspiração para o atual governador Daniel e o ex-governador Confúcio - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

*** Agora está confirmado: a ex-secretária Ivonete Gomes, do Site Rondônia Agora, vai disputar cadeira uma Assembléia Legislativa pelo PSD *** Ainda do ramo de sites, Everaldo Fogaça, do Observador, também entra na peleja **** O final de semana foi de definições e o MDB ficou com a chapa mais forte para o Legislativo estadual com cinco candidatos de ponteira *** E com o sol rachando a cuca, o verão amazônico está voltando, torcida brasileira!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho

Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo

O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho

Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes

O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)