Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Temer e Hildon Chaves; Algumas semelhanças...


 
A segurança máxima

Com cada um com projeto diferente para a crise nos presídios, se vê o governo Michel Temer anunciando um Plano Nacional de Segurança Pública e a Câmara dos Deputados montando uma comissão especial para discutir um projeto de segurança máxima nas penitenciárias brasileiras. Mas até alguma coisa funcionar teremos muitas chacinas e milhares de quilos de entorpecentes traficados em nossas fronteiras desguarnecidas com a Bolívia, o Peru e a Colômbia.

Com a necessidade de medidas emergenciais para combater o crime organizado e os massacres nos presídios, a máquina pública brasileira tem se comportado de forma lenta e pesada. Em toda situação crítica se anunciam novos investimentos para melhorar a segurança pública e passados os momentos mais cruciais as coisas ficam como estavam até o próximo vulcão entrar em erupção.

Como o governo petista, o governo do PMDB promete muito, enrola bastante e realiza muito pouco para atender as demandas de segurança.
 




A Zona Chacareira

Não é a toa que o grupo Gonçalves voltou suas atenções para a populosa Zona Leste de Porto Velho, onde pretende montar um Shopping Center assim que as arestas sejam aparadas junto à prefeitura de Porto Velho e aos organismos ambientais. De um lado terá consumidores do pujante centro comercial da Amador dos Reis, próximo as avenidas Amazonas e Raimundo Cantuária, onde será erguido o empreendimento, de outro mostrando visão de futuro dos empresários, vai atender uma nova cidade que surgiu com a Zona Chacareira, onde centenas de propriedades foram divididas em lotes urbanos.

Enorme e populosa a região chacareira de Porto Velho trás um dilema para o novo Plano Diretor: a equipe da secretaria de Planejamento terá que obrigatoriamente incluir aquela região no Plano de Expansão. Além disto, aquela vasta região vai precisar da campanha de regularização fundiária da prefeitura. Lá esta tudo para se titular já que pequenas chácaras foram divididas aleatoriamente e vendidas como terrenos urbanos para parentes, vizinhos etc.
 

 




Algumas semelhanças

Os governos do presidente Michel Temer (PMDB) e do prefeito tucano de Porto Velho HIldon Chaves (PSDB) tem algumas semelhanças de comportamento, guardada as proporções do país e do município. A maior delas esta na promessa de reduzir o numero de ministérios, secretarias - ou de cargos comissionados.

Temer que falava em reduzir o numero de ministérios, aos poucos esta retomando todas as pastas que já existiam no governo petista e que ele e o PMDB tanto criticava. Do lado do prefeito Hildon Chaves já se sabe que para ele compor maioria na Câmara Municipal se viu obrigado a ceder cotas de cargos comissionados para os vereadores da capital, a mesma prática levada a efeito pelos prefeitos anteriores Roberto Sobrinho (PT) e Mauro Nazif (PSDB).

É justo, no entanto, atribuir valores diferentes para cada um. O presidente Temer está envolvido em coisas tenebrosas, inclusive na Operação Lava Jato. Já, nosso prefeito tucano começa sua carreira pitoco, sem rabo e se movendo como pode neste terreno pantanoso que é a política rondoniense.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo

História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O PSDB segue perdendo terreno e quadros importantes em todo o País

O anjo da guardaDepois de séculos espionada por interesses nem sempre favoráveis, a Amazônia há quatro anos é monitorada em seu próprio benefício e

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)