Terça-feira, 27 de junho de 2017 - 21h20
Desastres monitorados
Com a finalidade de emitir alertas antecipados de desastres no País, a Câmara dos Deputados trabalha na criação do Sistema Nacional de informações e Monitoramento de Desastres. O primeiro passo foi dado com a aprovação da proposta na Comissão de Desenvolvimento Urbano na semana passada.
O texto aprovado no Congresso é o substitutivo do relator, deputado Miguel Haddad (PSDB-SP) ao projeto de lei de autoria do deputado Glauber Braga (PSB-RJ). Segundo o autor cada dólar gasto em prevenção, economiza-se sete em resposta. Além disso, a prevenção evita a perda de vidas humanas, ”pois prepara as comunidades para reagir em tempo e adequadamente no caso de desastre natural”.
Pela proposta, o sistema será informatizado e será constituído por uma base de dados compartilhada permanentemente atualizada, mantida pela União e provida pelos estados, Distrito Federal e municípios. Os dados deverão ser disponibilizados a todos os cidadãos.
Avestruzes
Com os congressistas se portando como avestruzes no que tange as denuncias do procurador Rodrigo Janot contra o presidente Michel Temer, o mandatário terá uma semana decisiva no Palácio do Planalto. Mesmo acuado no Brasil, onde nem aparece mais em público e humilhado no exterior, Temer se recusa a largar o osso. A credibilidade do País chegou ao fundo do poço.
Viagens retomadas
A ligação rodoviária de Porto Velho á Manaus foi retomada desde segunda-feira com viagens de ônibus, pela Eucatur, com grande procura de passageiros. Interrompidas no auge do inverno amazônico devido às fortes chuvas e a interrupção do trecho no meião da floresta – aquele que estava embargado e sem licenças ambientais-, a ligação com Manaus (em torno de 800 quilômetros) foi comemorada em Porto Velho e Humaitá,
Na Amazônia
O presidente do diretório nacional do PTB, o ex-deputado federal Roberto Jeferson, volta dar as caras por aqui e vai cumprir agenda neste final de semana na região Amazônica com palestras e contatos com os diretórios estaduais em Rondônia e Acre. Em Rio Branco o combativo líder trabalhista que colocou Lula e os petistas sob fogo cerrado com suas denuncias, falará a classe empresarial.
Luiz Tourinho
Aos poucos os pioneiros vão indo para o andar de cima, como o combativo Luiz Tourinho, um dos diretores do centenário jornal Alto madeira, falecido ontem. Empreendedor, Luiz tem uma larga folha de serviços prestados a Porto Velho e grande dedicação em prol da criação do estado de Rondônia. Conheci Luiz na década de 80, quando ele estava no auge de suas atividades empresariais.
Ganhando força
A proposta de eleições gerais como forma de resolver a crise com um presidente eleito pelo voto direto e com credibilidade apresentada no Senado na semana passada pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) ganhou força e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso seguiu na mesma toada em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo no final de semana.
Via Direta
*** Até julho a prefeitura da capital deverá colocar a disposição da população mais duas creches em bairros populosos *** Com a popularidade do presidente Michel Temer a cada momento mais abalada, os políticos começam a se afastar da sua base de sustentação *** O presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho esta unindo o PMDB em torno de sua candidatura ao governo estadual *** Entre os nomes citados pelo partido, ele é o que melhor pontua para enfrentar a oposição.
As últimas chuvaradas transformaram ruas em rios em Porto Velho
Cumplicidade vitoriosaUm dos mais festejados fotógrafos brasileiros, Bob Wolfenson, ao fazer a captura de imagens na floresta, declarou que “precis
Retaliações ao ex-prefeito Hildon Chaves é uma perda de tempo
O item que faltaQuando alguém se dispõe a investigar as razões pelas quais o turismo amazônico não consegue atrair tantos turistas quanto o arruina
O prefeito Leo Moraes começa sua gestão com uma grande faxina em Porto Velho
Culpas repartidasNo Sul, onde uma minoria desmoralizada dissemina racismo e ódio ao Norte e Nordeste, já predomina a noção sábia de que a grandeza
Acabaram as alagações do Hildão, chegaram as alagações da era Leo Moraes
O papel do NorteNão é uma ideia nova a hipótese de surgir um “Vale do Silício” do Brasil. Houve a suposição de que seria São Paulo, na crença em qu