Segunda-feira, 11 de julho de 2016 - 21h45
Tempo de mobilização
A poucos dias das convenções municipais, a mobilização dos candidatos a prefeitura ganha corpo em Porto Velho. No final de semana dois deles ganharam impulso com pré-lançamentos, casos do deputado estadual Léo Moraes (PTB) e o ex-secretário de Saúde Willians Pimentel (PMDB).
No evento de Léo Moraes dirigentes nacionais do partido, como o presidente nacional do PTB Roberto Jefferson se fizeram presentes. No encontro de Willians Pimentel o fato mais significativo foi o anúncio do apoio do deputado federal Lindomar Garçom (PRB) e de mais quatro legendas.
Não se vê mobilização dos tucanos ainda por causa da indefinição entre as candidaturas de Hildon Chaves ou a confirmação da postulação da deputada federal Mariana Carvalho. Do lado do projeto de reeleição de Mauro Nazif (PSB) a busca de um vice não retarda a campanha chapa branca já nas ruas.
Outro pretendente ao Palácio Tancredo Neves, o ex-prefeito Roberto Sobrinho, apupado pela justiça paralisou os contatos. Ribamar Araujo (PRB), Edgar do Boi (PSDC), Odacir Soares (PROS) e Pimenta de Rondônia (PSOL) ainda estão devagar, quase parando.
A desistência
Com comunicado emitido ainda no domingo, o psicólogo Aluízio Vidal, filiado a Rede, partido liderado nacionalmente pela ex-senadora Marina Silva anunciou oficialmente sua desistência de disputar a prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro. Parte do partido deverá se unir ao projeto de reeleição do prefeito Mauro Nazif (PSB). Já, Vidal Provavelmente vai se preservar para a disputa a uma cadeira ao senado em 2018.
A infestação
Algumas composições partidárias em formação já estão infestadas de legendas de aluguel. As negociações são feitas pelos dirigentes das siglas em busca de compensações financeiras e de promessa de cargos comissionados polpudos pelos candidatos. Em vista dos rigores da nova legislação eleitoral, seria interessante que o Ministério Público Eleitoral acompanhasse mais de perto estes acordos.
Olha elas!
A poucos dias das convenções partidárias para sacramentar os candidatos a prefeito, o poder feminino mostra sua força em Rondônia com boas largadas da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-Porto Velho), a esposa do ex-prefeito Melki, Rosani Donadon (PTB-Vilhena) e Lurdinha do Sindicato (PT- Presidente Médici). Destas, Lurdinha é um caso especial: é prefeita, candidata a reeleição e é petista, o partido bode de bicheira da temporada.
O modus operandi
Envolvendo políticos e empreiteiras temos uma carrada de obras paralisadas em Porto Velho. O modus operandi dos golpes praticados é sempre o mesmo: as empresas recebem adiantamentos e logo em seguida abandonam as obras transformadas em esqueletos e o povão que se lixe com hospitais, mobilidade urbana, creches e escolas. É coisa de louco!
Hotéis alugados
Com a quebradeira dos hotéis em Porto Velho, seus proprietários estão alugando os prédios para órgãos públicos das esferas municipais, estaduais e federais. Estabelecimentos tradicionais como o Sumaúma e Vila Rica sucumbiram à modernidade e eficiência de novos hotéis inaugurados na capital nos últimos anos. Outros dois, em decadência estão à venda ao custo de R$ 4 a 5 milhões.
Via Direta
*** Com a estiagem, agrava-se o abastecimento de água na periferia de Porto Velho *** Em algumas regiões da cidade bicas de moradores mais abastados cedem água de graça aos moradores *** As exposições agropecuárias de Vilhena e Ji-Paraná atestam a pujança do agronegócio de Rondônia *** E a regularização fundiária continua empacada na capital rondoniense comparada as gestões anteriores.
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b
A possível elegibilidade de Ivo Cassol pode virar a eleição ao governo de cabeça para baixo
História roubadaNão é uma novidade a lembrança de que há séculos a Amazônia é saqueada. Desde os menores até os maiores exemplares da biodiversidad