Terça-feira, 22 de março de 2016 - 21h21
Tempos dos Cutubas
Nos tempos do antigo Território Federal do Guaporé, o atual esta do de Rondônia, além da sua superfície territorial de hoje, abrigava ainda as regiões de Labrea e Canutama do vizinho estado do Amazonas, cujas regiões seriam devolvidas ao AM apenas em 1946. Naquela época existiam apenas 26 mil almas por aqui, mas já se gostava de armar confusão!
O cenário político era polarizado entre as forças dos Cutubas – formação política do PSD e PTB – e dos Peles Curtas, com os adeptos da antiga UDN e do PSP.
Os Cutubas de hoje em Porto Velho seriam os herdeiros políticos da Arena, depois PDS, hoje PP do PFL, do atual DEM. Já, os representantes atuais dos peles curtas que tiveram Jerônimo Santana, Amir Lando, e seguidores de lideranças populistas como Valdir Raupp, Tomás Correia, José Guedes, Mauro Nazif e seus filhotes políticos.
E pensem em gente que gostava de perseguir! O professor Jerzy Badocha - que anos depois seria deputado – chegou a ser deportado para a então longínqua Costa Marques. As forças se alternavam no poder com episódios cruéis de perseguição.
Balanço
O balanço final do PMDB no troca troca partidário, permitido pela janela de transferências são sete deputado estaduais e dezenas de vereadores cooptados. Esperava-se oito parlamentares, mas Marcelino Tenório (representante de Ouro Preto do Oeste) preferiu ficar onde estava pensando no seu projeto de reeleição já que descartou a possibilidade de disputar a prefeitura da sua cidade.
Chapa completa
O partido de Michel Temer, também comemora a formação de chapa completa em Rondônia para as eleições de 2018: Ao governo Maurão de Carvalho, com vice indicado pelos partidos da base aliada, e tendo como prováveis candidatos ao Senado, governador Confúcio Moura e atual senador Valdir Raupp. Do outro lado, na oposição, vem a campo Expedito Junior (PSDB), Jaqueline Cassol (PP) entre outros.
Perdas e ganhos
Com as recentes alterações partidárias, quem acabou perdendo um apoio importante foi o deputado estadual Ribamar Araujo (PR-PVH). Ocorre que o presidente da Assembléia Legislativa Maurão de Carvalho que estava fechado com ele, agora se bandeou para o PMDB e apóia Williames Pimentel. que é o candidato do seu partido. Em compensação, Ribamar manteve aliança com o deputado Aélcio da TV, muito popular na periferia.
Os “atentados”
Sobre os atos de vandalismo contra os diretórios estaduais do PT em vários estados – inclusive em Rondônia, na capital Porto Velho - alguns leitores se posicionaram da seguinte forma. “Quem esta acostumado a atos de vandalismo, queima de pneus e pichações são os petistas”, exclamaram. Para eles, os próprios petistas para se fazer de vitimas, fizeram o serviço. Mas será possível?
As tratativas
Os entendimentos visando à confirmação da pré-candidatura da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) a prefeitura de Porto Velho estão paralisados. O que se vê, é que ao contrário dos demais pretendentes ao Palácio Tancredo Neves que começam as visitações pelos bairros e distritos, é a tucaninha se dedicando mais ao seu mandato na Câmara Federal. Será que....?
Via Direta
*** O japonês da Federal já deve estar assombrando também o senador Ivo Cassol (PP) cujo julgamento dos seus recursos foram marcados para o dia 31 pelo STF ***As queixas sobre o estado precário da BR 364, se multiplicam pelo estado *** Urgem ações para minimizar tantos acidentes na “estrada do inferno” *** Já não bastava o senador Raupp envolvido na Operação Lava Jato para desmoralizar o partido, eis que o prédio da sede do PMDB foi penhorado *** È coisa de louco!
Uma diferença no comportamento político do prefeito Léo Moraes e do governador Marcos Rocha
Inocente fumaçaUm fumante de charuto, ao ver o incêndio derrubando uma casa, dizia que um foguinho não faz mal a ninguém. Claro que sob administraç
Temos conspirações para todos os gostos e credos nos partidos políticos
O verde exatoQuando se fala em hidrogênio verde e pecuária verde não está se tratando de política, embora exista um “Partido Verde” que não tem nece
O dono da foice O Brasil vive a transição envergonhada do presidencialismo xucro dos anos 1930 a 1980 para uma versão parlamentarista mitigada – o
Senador Confúcio Moura vai confirmando a disposição de disputar o governo estadual
A lição dos búfalosQuando o interesse público e o privado coincidem, a situação parece ideal. Se uma iniciativa interessa ao mesmo tempo a um parti